-
From controlled experiments to formative interventions in studies of agency: methodological considerations||De experimentos controlados a intervenciones formativas en estudios de agencia: consideraciones metodológicas||De experimentos controlados a intervenções formativas em estudos de agência: considerações metodológicas
- Voltar
Metadados
Descrição
The article explores the possibility of developing a methodology for studying the emergence of agentive action experimentally. It discusses the limitations of classic experimental research and seeks a different perspective on the issue of control. The argument starts by reviewing how the concept of an experiment has been expanded throughout the years in social scientific research. Then new openings are considered toward experiments beyond the control paradigm and a methodology of formative interventions, particularly suitable to the study of the emergence of agentive actions. Three central qualities of experiments beyond the control paradigm within the cultural- historical approach are suggested, namely (1) building on participants’ conflicts of motives, (2) focusing on the formation of participants’ agentive actions of making sense of and transforming the experimental situation, and (3) following temporal and spatial expansions beyond the initial frame of the experiment. The article concludes with a discussion of the broader methodological implications of these new openings.||El artículo explora la posibilidad de desarrollar una metodología para estudiar el surgimiento de la acción de agentes experimentales. El mismo, discute las limitaciones de la investigación experimental clásica y busca una perspectiva diferente sobre la cuestión de control. El argumento comienza por analizar como el concepto de una experiencia se ha expandido, a lo largo de los años, en la investigación científica social. Seguidamente, nuevas aperturas son consideradas como experiencias, además del paradigma de control y una metodología de intervenciones formativas, adecuadas al estudio del surgimiento de acciones agentes. Son sugeridas tres cualidades centrales de experimentos además del paradigma de control adentro del abordaje histórico cultural, siendo estos; (1) Construir sobre los conflictos de motivación de los participantes;(2) focalizar en la formación de acciones agentes de los participantes, en dar sentido y transformar la situación experimental; (3) Continuando con expansiones temporales y espaciales para más allá del cuadro inicial de la experiencia. El artículo concluye con una discusión de las implicaciones metodológicas más amplias de dichas aperturas.||O artigo explora a possibilidade de desenvolver uma metodologia para estudar o surgimento da ação agentiva experimentalmente. Ele discute as limitações da pesquisa experimental clássica e busca uma perspectiva diferente sobre a questão do controle. O argumento começa por analisar como o conceito de uma experiência tem se expandido ao longo dos anos na pesquisa científica social. Em seguida, novas aberturas são consideradas para experiências além do paradigma de controle e uma metodologia de intervenções formativas, particularmente adequadas ao estudo do surgimento de ações agentivas. São sugeridas três qualidades centrais de experimentos além do paradigma de controle dentro da abordagem histórico-cultural, a saber: (1) construir sobre os conflitos de motivação dos participantes; (2) focalizar a formação de ações agentivas dos participantes de dar sentido e transformar a situação experimental (3) seguindo com expansões temporais e espaciais para além do quadro inicial da experiência. O artigo conclui com uma discussão das implicações metodológicas mais amplas dessas novas aberturas.
ISSN
1981-2582
Periódico
Autor
Laitinen, Anne | Sannino, Annalisa | Engeström, Yrjö
Data
31 de dezembro de 2016
Formato
Identificador
https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/24321 | 10.15448/1981-2582.2016.s.24321
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2017 Educação
Fonte
Educação; Vol 39, No esp. (supl.): Dossier - Interdisciplinary Theoretical-methodological Insights on Intervention; s14-s23 | Educação; Vol 39, No esp. (supl.): Dosier - Entendimientos Interdisciplinarios Ieóricos y Metodológicos de la intervención; s14-s23 | Educação; v. 39, n. esp. (supl.): Dossiê - Compreensões Interdisciplinares Teórico-metodológicas sobre Intervenção; s14-s23 | 1981-2582 | 0101-465X | 10.15448/1981-2582.2016.s
Assuntos
Waiting experiment. Double stimulation. Agentive action. Control. Formative interventions | Experimento da espera. Doble Estimulación. Acción agentive. Control. Intervenciones de formación. | Experimento da espera. Estimulação dupla. Ação agentiva. Controle. Intervenções formativas.
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion