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History, policy and education: the new primary schooling model in Mozambique||Historia, política y educación: el nuevo modelo de escuelar primario en Mozambique||História, política e educação: o novo modelo de escolarização primária em Moçambique
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Metadados
Descrição
This text deals with the model of primary schooling in Mozambique, from 1975 to 1982, starting from the question: to what extent did organizational changes affect this model, in terms of educational policies and paradigmatic proposals? The methodology consisted of the bibliographical review and analysis of the Tempo Magazine. We conclude that the Mozambican primary school is a political model, which, in organizational terms, is a democratic and training center for the new man. At the level of educational policy was a model to replicate. In terms of paradigmatic proposals, the relations between the subjects (students and teachers) should be based on nationalism and emancipation.||Este texto trata del modelo de escuelar primario en Mozambique, de 1975 a 1982, partiendo de la cuestión: hasta que punto los cambios organizacionales afectaron ese modelo, al nivel de las políticas educativas y de las propuestas paradigmáticas? La metodología consistió en el repaso bibliográfico y análisis de la Revista Tiempo. Concluimos que la escuela primaria mozambicana es un modelo político, que, en términos organizacionales, es centro democrático y de formación del hombre nuevo. Al nível de la política educativa era un modelo por replicar. En términos de propuestas paradigmáticas, las relaciones entre los sujetos (alumnos y profesores) debían basarse en el nacionalismo y liberación.||Este texto trata do modelo de escolarização primária em Moçambique, de 1975 a 1982, partindo da questão: até que ponto as mudanças organizacionais afetaram esse modelo, ao nível das políticas educativas e das propostas paradigmáticas? A metodologia consistiu na revisão bibliográfica e análise da revista Tempo. Concluímos que a escola primária moçambicana é um modelo político, que, em termos organizacionais é centro democrático e de formação do homem novo1. Ao nível da política educativa era um modelo a replicar. Em termos de propostas paradigmáticas, as relações entre os sujeitos (alunos e professores) deviam se basear no nacionalismo e na emancipação.
ISSN
1981-2582
Periódico
Autor
Zimbico, Octavio Jose
Data
6 de maio de 2019
Formato
Identificador
https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/28623 | 10.15448/1981-2582.2019.1.28623
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2019 Educação
Fonte
Educação; Vol. 42 No. 1 (2019); 67-76 | Educação; Vol. 42 Núm. 1 (2019); 67-76 | Educação; v. 42 n. 1 (2019); 67-76 | 1981-2582 | 0101-465X | 10.15448/1981-2582.2019.1
Assuntos
School model. Mozambican primary school. Discussion space. | Modelo escuelar. Escuela primaria mozambicana. Espacio de debate. | Modelo escolar. Escola primária moçambicana. Espaço de debate.
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | Politicas, Praticas e Historia de Educacao