-
The visual rhetoric of postmodernity||A retórica visual da pós-modernidade
- Voltar
Metadados
Descrição
This text complements another paper, published in the Proceedings of the II International Congress on Information Design, in 2005, when I then presented a possible classification of contemporary, postmodern images according to 10 most likely categories. At the same time, we emphasized the wide opportunity for innovation allowed by such a survey of postmodern characteristics. We showed visual examples for all ten categories as we have found them in the German magazine Lürzer's Archive for the period of six editions, from the second half of 2005 till the end of the first half of 2006.||Em um trabalho anterior,(Cauduro 2005b), apresentamos uma possível classificação das imagens contemporâneas (pós-modernas) em dez categorias, buscando mostrar traços típicos que as diferenciavam daquelas consideradas modernas. Salientamos como as representações visuais ditas pós-modernas podem ampliar a liberdade de criação dos comunicadores visuais. Na análise abaixo, verificamos a presença efetiva de tais características visuais nas campanhas publicitárias mundiais contemporâneas, utilizando os exemplos selecionados pela revista bimestral Lürzer's Archive, como representativos dos anúncios mais criativos no mundo. A seleção abrangeu os exemplos publicados na revista a partir do segundo bimestre de 2005 até o final do primeiro bimestre de 2006, período que compreendeu 6 edições consecutivas dessa publicação.
ISSN
1415-0549
Periódico
Autor
Cauduro, Flávio V. | Perurena, Pedro
Data
27 de janeiro de 2009
Formato
Identificador
https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/revistafamecos/article/view/4807 | 10.15448/1980-3729.2008.37.4807
Idioma
Fonte
Revista FAMECOS; Vol. 15 No. 37 (2008); 107-114 | Revista FAMECOS; Vol. 15 Núm. 37 (2008); 107-114 | Revista FAMECOS; v. 15 n. 37 (2008); 107-114 | 1980-3729 | 1415-0549 | 10.15448/1980-3729.2008.37
Assuntos
Visual rhetoric | advertising | postmodernity | Rhetoric of Postmodernity | Retórica visual | publicidade | pós-modernidade | Retórica da pós-modernidade
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion