-
A new way of watching TV on the couch or anywhere||Una nueva manera de ver TV en el sofá o en cualquier lugar||Uma nova forma de ver TV no sofá ou em qualquer lugar
- Voltar
Metadados
Descrição
The present work is a reflection on the new ways of watching television from the convergence with the Internet, the availability of television content in new media and mobile and portable use of the second screen as evidence that the social ties built by this media, no longer unconscious and quiet. Thus, the receiver starts to interact effectively with the producers. The hypothesis raised is that convergence is a space that goes beyond the question of technology and that adjustments to the content in their genres, formats and languages must be made from the use and not otherwise. For the analysis of these phenomena will be used the concepts of crossmedia, transmedia and the second screen, this way it is intended to rethink the TV news as an audiovisual journalism that can meet the new demands.||El presente trabajo hace una reflexión sobre los nuevos modos de ver televisión a partir de la convergencia con Internet, de la disponibilidad de contenidos televisivos en los nuevos soportes móviles y portátiles y del uso de la segunda pantalla como la evidencia de que el lazo social, construido por este medio de comunicación, deja de ser inconsciente y silencioso. La hipótesis aquí planteada es que la convergencia es un espacio que va más allá de la cuestión tecnológica y que las adaptaciones de los contenidos en sus géneros, formatos y lenguajes deben ser hechos a partir del uso y no al contrario. Para el análisis de estos fenómenos se utilizarán los conceptos de crossmedia, transmedia y segunda pantalla, de esta manera se pretende repensar el hacer del teleperiodismo como un periodismo audiovisual que pueda atender a las nuevas demandas.||O presente trabalho faz uma reflexão sobre os novos modos de assistir televisão a partir da convergência com a internet, da disponibilidade de conteúdos televisivos nos novos suportes móveis e portáteis e do uso da segunda tela como a evidência de que o laço social, construído por esta mídia, deixa de ser inconsciente e silencioso. A hipótese aqui levantada é que a convergência é um espaço que vai além da questão tecnológica e que as adaptações dos conteúdos em seus gêneros, for-matos e linguagens devem ser feitas a partir do uso e não o contrário. Para a análise destes fenômenos serão utilizados os conceitos de crossmedia, transmedia e segunda tela, desta maneira pretende-se repensar o fazer telejornalismo como um jornalismo audiovisual que possa atender as novas demandas.
ISSN
1415-0549
Periódico
Autor
Finger, Cristiane | de Souza, Fábio Canatta
Data
11 de outubro de 2012
Formato
Identificador
https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/revistafamecos/article/view/12320 | 10.15448/1980-3729.2012.2.12320
Idioma
Fonte
Revista FAMECOS; Vol. 19 No. 2 (2012); 373-389 | Revista FAMECOS; Vol. 19 Núm. 2 (2012); 373-389 | Revista FAMECOS; v. 19 n. 2 (2012); 373-389 | 1980-3729 | 1415-0549 | 10.15448/1980-3729.2012.2
Assuntos
Television news | convergence | second screen | Television | Teleperiodismo | Convergencia | Segunda pantalla | Televisión | Telejornalismo | convergência | segunda tela | Televisão
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion