Descrição
This paper illustrates how researches on journalism can be performed through the metaporic paradigm of communication, namely the study of the role of media in synchronism with the occurrence of the own communication Event. For this we use the example of the movie Wag the Dog (1997), which chronicles the fictional construction of a political event aimed at re-election of U.S. president.||El presente ensayo ilustra cómo los estudios de periodismo se pueden realizar a través del paradigma metapórico de comunicación, el estudio de la actuación de la prensa en sincronía con la ocurrencia del propio acontecimiento comunicacional. Para ello se utiliza el ejemplo de la película Mera coincidencia (1997), en la que se relata la construcción ficticia de un hecho político con vistas a la reelección del presidente de Estados Unidos.||O presente ensaio ilustra como os estudos de jornalismo podem ser realizados por meio do paradigma metapórico de comunicação, a saber, o estudo da atuação da imprensa em sincronia com a ocorrência do próprio Acontecimento comu-nicacional. Para isso utiliza-se o exemplo do filme Mera coin-cidência (1997), em que se relata a construção fictícia de um fato político visando à reeleição do presidente dos Estados Unidos.