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The space behind the camera: performative aspects in contemporary Brazilian documentaries||Formas del antecampo: performatividad en el documental brasileño contemporáneo||Formas do antecampo: performatividade no documentário brasileiro contemporâneo
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Metadados
Descrição
In this article, we unfold the hypothesis which sustains that,in the documentary realm, a relevant formal trace of theperformative regime of images is situated in the expositionof the space behind the camera: it is an ethic space that isstill a stylistic resource; it is a stylistic resource that is still anethic space. This proposition is developed from the course ofcontemporary Brazilian documentaries, in a straight dialoguewith the critical repertoire concerning the films: A falta que mefaz (Marília Rocha, 2009), Os dias com ele (Maria Clara Escobar, 2012), Pacific (Marcelo Pedroso, 2009), Domésticas (Gabriel Mascaro, 2013), Jogo de Cena (Eduardo Coutinho, 2007), Moscou (Eduardo Coutinho, 2009), Bicicletas de Nhanderu(Ariel Ortega e Patrícia Ferreira, 2012).||A partir de la construcción de un régimen performativo de las imágenes, desarrollamos, en este artículo, la hipótesis de que, en el dominio del documental, un relevante trazo formal de esta performatividad está en la exposición del antecampo: se trata de un espacio ético que no deja de ser recurso estilístico y recurso estilístico que no deja de ser espacio ético. Esta proposición se desarrolla en torno a la trayectoria de los documentales brasileños contemporáneos, en diálogo estrecho con el repertorio crítico acerca de los filmes: A falta que me faz (Marília Rocha, 2009), Os dias com ele (Maria Clara Escobar, 2013), Pacific (Marcelo Pedroso, 2009), Domésticas (Gabriel Mascaro, 2013), Jogo de Cena (Eduardo Coutinho, 2007), Moscou (Eduardo Coutinho, 2009), Bicicletas de Nhanderu (Ariel Ortega e Patrícia Ferreira, 2012).||A partir da constatação de um regime performativo das imagens, desdobramos, neste artigo, a hipótese de que, no domínio do documentário, um relevante traço formal desta performatividade está na exposição do antecampo: trata-se de um espaço ético que não deixa de ser recurso estilístico e recurso estilístico que não deixa de ser espaço ético. Essa proposição se desenvolve desde o percurso por documentários brasileiros contemporâneos, em diálogo estreito com o repertório crítico acerca dos filmes: A falta que me faz (Marília Rocha, 2009), Os dias com ele (Maria Clara Escobar, 2013), Pacific (Marcelo Pedroso, 2009), Domésticas (Gabriel Mascaro, 2013), Jogo de Cena (Eduardo Coutinho, 2007), Moscou (Eduardo Coutinho, 2009), Bicicletas de Nhanderu (Ariel Ortega e Patrícia Ferreira, 2012).
ISSN
1415-0549
Periódico
Autor
Brasil, André
Data
13 de janeiro de 2014
Formato
Identificador
https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/revistafamecos/article/view/14512 | 10.15448/1980-3729.2013.3.14512
Idioma
Fonte
Revista FAMECOS; Vol. 20 No. 3 (2013); 578-602 | Revista FAMECOS; Vol. 20 Núm. 3 (2013); 578-602 | Revista FAMECOS; v. 20 n. 3 (2013); 578-602 | 1980-3729 | 1415-0549 | 10.15448/1980-3729.2013.3
Assuntos
Off-camera | Performative regime | Brazilian documentary. | Cine | Performatividad | Documental brasileño | Documental | Cinema | Performatividade | Documentário brasileiro | Documentário
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion