-
Hell is the other people: media, clientelism and corruption||El infierno es el otro: los medios de comunicación, el clientelismo y la corrupción||O inferno são os outros: mídia, clientelismo e corrupção
- Voltar
Metadados
Descrição
The manuscript focuses on how the concepts of clientelism and corruption are used by the literature on Political Communication. It sustains that, instead of describing concrete, empirical subjects, both concepts are used in an adjective manner, as a means for describing some societies as being incapable to meet some ideal standards that are supposedly satisfied by other societies. Also it argues that this argumentative model is used in both international studies and those made in Brazil about the so-called “regional media”.||A partir de un análisis conceptual sobre las relaciones entre medios y política, discutimos en este texto la forma en que los lugares de "centro" y "margen" se definen en el ámbito mediático. El texto se centra en la forma en que los conceptos de clientelismo y corrupción son empleados por la bibliografía relativa a la Comunicación Política. El trabajo está dividido en tres partes: conceptos de clientelismo y corrupción; Crítica a la influencia de la lógica centro / periferia adoptada en los estudios brasileños de comunicación, y propuesta para revisar estas perspectivas, a fin de ampliar el conocimiento de los ejes periféricos / regionales y proporcionar un conocimiento más amplio de las relaciones entre medios y política en diferentes medios. Verificamos que más que describir fenómenos concretos y empíricamente identificables, los conceptos se utilizan de manera adjetiva, como un elemento que apunta a la incapacidad de ciertas sociedades para satisfacer parámetros ideales que, supuestamente, serían satisfechos por otras.||A partir de uma análise conceitual sobre as relações entre mídia e política, discutimos neste texto a forma com a qual os lugares de “centro” e “margem” são definidos no âmbito midiático. O texto enfoca o modo como os conceitos de clientelismo e corrupção são empregados pela bibliografia relativa à Comunicação Política. O trabalho está dividido em três partes: conceitos de clientelismo e corrupção; crítica à influência da lógica centro/periferia adotada nos estudos brasileiros de comunicação, e proposta para rever estas perspectivas, a fim de ampliarmos o conhecimento dos eixos periféricos/regionais e proporcionarmos um conhecimento mais amplo das relações entre mídia e política em diferentes mídias. Verificamos que mais do que descrever fenômenos concretos e empiricamente identificáveis, os conceitos são utilizados de maneira adjetiva, como um elemento que aponta a incapacidade de determinadas sociedades satisfazer parâmetros ideais que, supostamente, seriam satisfeitos por outras.
ISSN
1415-0549
Periódico
Autor
Albuquerque, Afonso de | Pinto, Pâmela Araujo
Data
10 de setembro de 2014
Formato
Identificador
https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/revistafamecos/article/view/16424 | 10.15448/1980-3729.2014.2.16424
Idioma
Fonte
Revista FAMECOS; Vol. 21 No. 2 (2014); 541-562 | Revista FAMECOS; Vol. 21 Núm. 2 (2014); 541-562 | Revista FAMECOS; v. 21 n. 2 (2014); 541-562 | 1980-3729 | 1415-0549 | 10.15448/1980-3729.2014.2
Assuntos
Corruption | Political Communication | Regional Media | Regional Media | Corrupción | Comunicación Política | Medios regionales | Medios regionales | Corrupção | Comunicação Política | Mídia Regional | Mídia regional
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion