-
Representações étnicas das identidades nacionais argentina e brasileira em Carlos Gardel e Carmen Miranda||Ethnic and national identities representations in Argentina and Brazil by Carlos Gardel and Carmen Miranda
- Voltar
Metadados
Descrição
Neste artigo, propõe-se uma análise das representações das identidades étnicas presentes nas músicas, na imagem e na performance de Carlos Gardel e Carmen Miranda, as quais foram relacionadas com as identidades nacionais da Argentina e do Brasil. Parte-se da hipótese de que esses dois artistas foram importantes nos processos de negociação e de construção das identidades nacionais argentina e brasileira, tendo em vista o fato de haverem se tornado os mais famosos intérpretes de seus países, divulgando representações consumidas por um amplo público, em uma época de emergência do nacionalismo no período de entre-guerras e de expansão dos meios de comunicação de massa. Nas músicas, nas imagens e nas performances desses dois artistas havia, também, representações de identidades étnicas, as quais eram afirmadas como legitimamente nacionais. Nesse sentido, enfocam-se identidades de caráter distinto – ligadas à etnicidade e à nação –, estabelecendo uma análise sobre a relação existente entre as mesmas nesse contexto.||In this article, is proposed an analyze about ethnic identities representations in the songs, in the image and in the performance by Carlos Gardel and Carmem Miranda, that were related with national identities by Argentina and Brazil. The hypothesis is that those artists were important in the negotiations trials and argentine and Brazilian national identities structure, having in focus the fact that they have been the most famous interpreters in their countries, knowing representation that was got by much people, in a time that nationalism appears between-wars period and mass communication spread. In the songs, in the images and in the performances by both artists, there was also, identities ethnic representations, that were certifies as legitimately nationals. In that sense, we focus character distinct identities - united to ethnic group and nation - establishing an analysis about truth relation by them in this context.
ISSN
1983-201X
Periódico
Autor
Kerber, Alessander
Data
1 de julho de 2008
Formato
Identificador
https://seer.ufrgs.br/anos90/article/view/6748 | 10.22456/1983-201X.6748
Idioma
Editor
Relação
https://seer.ufrgs.br/anos90/article/view/6748/4050 | /*ref*/AGUINIS, Marcos. O atroz encanto de ser argentino. São Paulo: Bei Comunicação, 2002. ANDERSON, Benedict. Nação e consciência nacional. São Paulo: Ática, 1989. ARCHETTI, Eduardo P. O “gaucho”, o tango, primitivismo e poder na formação da identidade nacional argentina. Mana, Rio de Janeiro, v. 9, n. 1, p. 9.29, 2003. BACKZO, B. A imaginação social. In: ROMANO, Ruggiero (org.). Enciclopédia Eunaudi. v. 5. Lisboa: Imprensa Nacional, 1985. p. 296.331. BARTH, Fredrik. Grupos étnicos e suas fronteiras. In: POUTIGNAT, Philippe; STREIFF-FENART, Jocelyne (orgs.). Teorias da etnicidade. São Paulo: Fundação Ed. da UNESP, 1998. p. 187.227. BLOCH, Marc. Pour une histoire compareé des societés européennes. In: Melanges historiques. Paris: Sevpen, 1963. p. 16.40. CAPELATO, Maria Helena Rolim. Multidões em cena: propaganda política no varguismo e no peronismo. Campinas: Papirus, 1998. CARDOSO JUNIOR, Abel. Carmen Miranda: a cantora do Brasil. São Paulo: edição particular do autor, 1978. CARRETERO, Andrés. Tango: testigo social. Buenos Aires: Pena Lillo/Ediciones Continente, 1999. CHARTIER, Roger. A história cultural: entre práticas e representações. Lisboa: Bertrand Brasil/Difel, 1990. ________. À beira da falésia: a história entre incertezas e inquietude. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2002. COLLIER, Simon. Carlos Gardel: su vida, su música, su época. Buenos Aires: Editorial Sudamericana, 1988. DART, Thurston. Interpretação da música. São Paulo: Martins Fontes, 1990. DEVOTO, Fernando J. Imigrações européias e identidade nacional nas imagens das elites argentinas (1850-1914). In: FAUSTO, Boris (org.). Fazer a América: a imigração em massa para a América Latina. São Paulo: EDUSP, 1999. p. 33.60. FAUSTO, Boris; DEVOTO, Fernando. Brasil e Argentina: um ensaio de história comparada (1850-2002). São Paulo: Ed. 34, 2004. FERREIRA, Jorge Luiz. Os trabalhadores do Brasil: a cultura popular no primeiro governo Vargas (1930-1945). Niterói, 1989. 216 f. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal Fluminense. FICO, Carlos. Reiventando o otimismo: ditadura, propaganda e imaginário social no Brasil. Rio de Janeiro: Ed. Fundação Getúlio Vargas, 1997. GARCIA, Tânia Costa. A canção popular e as representações do nacional no Brasil dos anos 30: a trajetória artística de Carmen Miranda. História: questões e debates, Curitiba, ano 16, n. 31, p. 67.94, 1999. GIL-MONTERO, Martha. Carmen Miranda: a pequena notável. Rio de Janeiro: Record, 1989. GOMES, Ângela de Castro. Ideologia e trabalho no Estado Novo. In: PANDOLFI, Dulce (org.). Repensando o Estado Novo. Rio de Janeiro: FGV, 1999. p. 53.71. HAUSSEN, Doris Fagundes. Rádio e política: tempos de Vargas e Perón. Porto Alegre: EDIPUCRS, 1997. HOBSBAWM, Eric. Nações e nacionalismo desde 1780. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1990. KERBER, Alessander. Representações das identidades nacionais argentina e brasileira nas canções interpretadas por Carlos Gardel e Carmen Miranda (1917-1940). Porto Alegre, 2007. 315 f. Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. MARTINEZ, Roberto L.; ETCHEGARAY, Natalio P.; MOLINARI, Alejandro. De la vigüela al fueye: las expresiones culturales argentinas que conducen al tango. Buenos Aires: Corregidor, 2000. NAPOLITANO, Marcos. Canção e trabalho no Brasil. In: III SIMPÓSIO NACIONAL DE HISTÓRIA CULTURAL. Florianópolis: UFSC, 2006. ORTIZ, Renato. Cultura brasileira e identidade nacional. São Paulo: Brasiliense, 1985. OSTUNI, Ricardo. Tango: voz cortada de organito. Buenos Aires: Lumiere, 2005. OTERO, Hernán. A imigração francesa na Argentina: uma história aberta. In: FAUSTO, Boris (org.). Fazer a América: a imigração em massa para a América Latina. São Paulo: EDUSP, 1999. p. 127.151. PARANHOS, Adalberto. O Brasil dá samba? Os sambistas e a invenção do samba como “coisa nossa”. IN: TORRES, Rodrigo (org.) Música popular en America Latina. Santiago: Fondart, 1999. p. 193.232. PELUSO, Hamlet; VISCONTI, Eduardo. Carlos Gardel y la prensa mundial. Buenos Aires: Corrigidor, 1998. PESAVENTO, Sandra Jatahy. Trabalhadores e máquinas: representação do progresso (Brasil: 1880-1920). Anos 90, Porto Alegre, n. 2, p. 165.182, 1994. PRIETO, Adolfo. El discurso criollista en la formación de la Argentina moderna. Buenos Aires: Sudamericana, 1988. ROJO, Raúl Enrique. Hombres mirando al sur. En torno de la identidad de argentinos y brasileños. Horizontes Antropológicos, Porto Alegre, ano 2, n. 4, p. 121.126, jan./jun. 1996. SCHWARCZ, Lilia Moritz. Nem preto nem branco, muito pelo contrário: cor e raça na intimidade. IN: SCHWARCZ, Lilia Moritz (org.) História da vida privada no Brasil 4: contrastes da intimidade contemporânea. São Paulo: Companhia das Letras, 2000. p. 173.244. THIESSE, Anne-Marie. Ficções criadoras: as identidades nacionais. Anos 90, Porto Alegre, n. 15, p. 07.23, 2001/2002. VARELA, Sergio. Tangos que cantó Gardel. Buenos Aires: DISTAL, 1998. VELLOSO, Mônica Pimenta. As tias baianas tomam conta do pedaço - espaço e identidade cultural no Rio de Janeiro. Estudos Históricos, Rio de Janeiro, v. 3, n. 6, p. 207.228, 1990. VIANNA, Hermano. O mistério do samba. Rio de Janeiro: Jorge Zahar/Ed. UFRJ, 1995.
Fonte
Anos 90; v. 15, n. 27 (2008): Dossiê África - Brasil; 325-358 | Anos 90; v. 15, n. 27 (2008): Dossiê África - Brasil; 325-358 | 1983-201X | 0104-236X
Assuntos
Identidades étnicas; Identidade nacional; Carlos Gardel; Carmen Miranda | Ethnic identities; National identities; Carlos Gardel; Carmem Miranda
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion