-
Decolonization and resistance: UNILAB and the training of history teachers for Brazil and Africa||Descolonização e resistência: a UNILAB e a formação de professores de História para o Brasil e a África.
- Voltar
Metadados
Descrição
How to design and implement a course that meets the expectations and needs for the training of teachers to work in Brazil and in Lusophone Africa? This is the question that guides the reflections of this article. In it, I take as object the elaboration and execution of the Curricular Pedagogical Project (CPP) of the Degree in History of the University of International Integration of Afro-Brazilian Lusophony (UNILAB), reflecting on the challenges and perspectives of a training aimed at preparing teachers to operate in Brazil, Angola, Cape Verde, Guinea Bissau, Mozambique and Angola. Its objective is to problematize the training thought in the CPP and how it has been put into practice in the first years of existence of the course. The analysis is divided into two distinct and complementary axes, the first of which addresses historical formation, reflecting on the effort to construct and execute the curriculum based on principles of refusal to Eurocentric narratives and search for a decolonized approach to History. The second axis deals with pedagogical training, focusing on the compulsory contents of the Pedagogy area for undergraduate courses and supervised internship, analyzing how the proposed curriculum dialogues with the Brazilian legislation for the area of Teacher Training, and to what extent this legislation creates obstacles to the training proposal and the objectives of the course.||Como conceber e pôr em prática um curso que atenda as expectativas e necessidades para a formação de professores para atuar no Brasil e na África Lusófona? É essa a questão que orienta as reflexões deste artigo. Nele, tomo como objeto a elaboração e a execução do Projeto Pedagógico Curricular (PPC) do Curso de Licenciatura em História da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), refletindo sobre os desafios e as perspectivas de uma formação que visa a preparar professores para atuar no Brasil, em Angola, Cabo Verde, Guiné Bissau, Moçambique e Angola. Seu objetivo é problematizar a formação pensada no PPC e como esta foi posta em prática nos primeiros anos de existência do curso. A análise é dividida em dois eixos distintos e complementares, o primeiro deles aborda a formação histórica, refletindo sobre o esforço em construir e executar o currículo com base em princípios de recusa às narrativas eurocêntricas e de busca por uma abordagem descolonizada da História. O segundo eixo aborda a formação pedagógica, dedicando-se a pensar sobre os conteúdos obrigatórios da área da Pedagogia para os cursos de licenciatura e a execução do estágio supervisionado, analisando como o currículo proposto dialoga com a legislação brasileira para área de Formação de Professores, e em que medida essa legislação cria entraves à proposta formativa e aos objetivos o curso.
ISSN
1983-201X
Periódico
Autor
Souza, Robério Américo
Data
31 de maio de 2020
Formato
Identificador
https://seer.ufrgs.br/anos90/article/view/86578 | 10.22456/1983-201X.86578
Idioma
Editor
Relação
https://seer.ufrgs.br/anos90/article/view/86578/57146 | https://seer.ufrgs.br/anos90/article/downloadSuppFile/86578/46583 | /*ref*/BRASIL. Resolução nº 2/2015. Conselho Nacional de Educação. Conselho Pleno, Ministério da Educação, Poder Executivo, Brasília. BRASIL. Decreto Lei nº 5.626, de 22 de dezembro de 2002. Diário Oficial da União, Poder Executivo, Brasília. BRASIL. Lei 10.639/2003, de 9 de janeiro de 2003. Altera a Lei nº 9. 394, de 20 de dezembro de 1996. Diário Oficial da União, Poder Executivo, Brasília. BRASIL. Lei 11.645/08 de 10 de março de 2008. Diário Oficial da União, Poder Executivo, Brasília. BRASIL. Lei n.º 13.005/2014, de 25 de junho de 2014. Diário Oficial da União, Poder Executivo, Brasília. CONTEL, Fabio Betioli; LIMA, Manolita Correia. Internacionalização da educação superior. São Paulo: Alameda Editorial, 2011. DIAS, Ana M. Iorio. Passado e presente na formação de professores: por entre perspectivas históricas, legais e políticas. Revista Internacional de Formação de Professores. Itapetininga v. 1, n. 2, 2016. DUSSEL, Enrique. Ética da libertação: na idade da globalização e da exclusão. Petrópolis: Vozes, 2000. FERNANDES, Antonia Terra de Calazans. Desafios na Formação de Professores de História. São Paulo. Revista Graduação USP, v. 2, n. 2, jun. 2017. FERREIRA, Marieta de Morais; SILVA, Norma Lúcia da. Expansão do ensino superior de História em direção ao interior: a formação do campo de Goiás. História Revista. Goiânia, v. 21, n. 1, jan./abr. 2016. GILROY, Paul. O Atlântico Negro. Modernidade e dupla consciência. São Paulo; Rio de Janeiro: 34: Universidade Cândido Mendes – Centro de Estudos Afro-Asiáticos, 2001. GOMES, N. G.; LERCHE, Sofia. Construindo uma ponte Brasil-África: a Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB). Revista Lusófona de Educação. Lisboa, nº 24, 2013. HALL, Stuart. A identidade e a cultura na pós-modernidade. 11. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2006. NUNES, João Arriscado. O resgate da epistemologia. In: SANTOS, Boaventura de Sousa; MENESES, Maria Paula. Epistemologias do sul. São Paulo: Cortez, 2010. NUSSBAUM, Martha. Sem fins lucrativos. Porque a democracia precisa das humanidades. São Paulo: Martins Fontes, 2015. SAID, Edward W. Cultura e Imperialismo. São Paulo: Companhia das Letras, 2011. SALVADOR, César Coll. Psicología y Currículum: una aproximación psicopedagógica a la elaboración del currículum escolar. Barcelona: Ediciones Paidós Ibérica, 2009. SILVA, Tomaz Tadeu da. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: Autêntica, 1999. SPIVAK, Gayatri C. Pode o subalterno falar? Belo Horizonte: EdUFMG, 1985. TAYLOR, Charles. El multiculturalismo y la política del reconocimiento. Cidade do México: Fondo de Cultura Económica, 1993. THOMPSON, Edward P. Costumes em Comum. Estudos sobre a cultura popular tradicional. São Paulo: Companhia das Letras, 1998. UNIVERSIDADE DA INTEGRAÇÃO INTERNACIONAL DA LUSOFONIA AFRO-BRASILEIRA. Resolução nº 15/2014. Conselho Superior Pro-Tempore, Redenção. UNIVERSIDADE DA INTEGRAÇÃO INTERNACIONAL DA LUSOFONIA AFRO-BRASILEIRA. Resolução nº 43/2018. Conselho Superior Pro-Tempore, Redenção. WILLIAMS, Raymond. Cultura. Rio de Janeiro: Zahar, 1991.
Direitos autorais
Direitos autorais 2020 Anos 90
Fonte
Anos 90; v. 27 (2020); 1-14 | Anos 90; v. 27 (2020); 1-14 | 1983-201X | 0104-236X
Assuntos
History. Teacher training. Brazil-Africa. | História | História; formação de professores; Brasil-África. | História; Teoria; Ensino
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion