-
Differences and approaches from the readers of national and regional press||Diferenças e aproximações dos leitores da imprensa nacional e regional
- Voltar
Metadados
Descrição
The economic growth in rural Brazil and the decentralization policy of official funds for propaganda have attracted more interest from researchers on regional or local media. Academic studies use surveys to project the reality of the richest and most populous regions as a reflection of the entire Brazilian press. With access to a microdata base, a first reading on the main results of the Brazilian Media Research (PBM, in Portuguese), in its two editions, 2014 and 2015, will be presented. Published by the Department of Social Communication of the Presidency, the PBM reveals the media consumption habits of 18.312 Brazilians, a representative sample of the population. This article works on a subset of 4.064 and 3.766 interviews. This study shows that there are large differences in the way readers consume media in major urban centers and elsewhere.||A interiorização da economia no Brasil e a política de descentralização das verbas publicitárias oficiais têm despertado maior interesse dos pesquisadores sobre a mídia regional ou local. Mas estudos acadêmicos costumam se valer de levantamentos nos quais a realidade de regiões mais ricas e populosas é projetada como um retrato de toda a mídia brasileira. Com acesso à base de microdados, será apresentado um recorte sobre os leitores de jornais impressos dentro da Pesquisa Brasileira de Mídia (PBM) nas edições de 2014 e 2015, publicadas pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República. Inédita por sua representatividade, a PBM revela os hábitos de consumo de mídias de 18.312 brasileiros. Para este artigo, optou-se por um corpus com 4.064 e 3.766 entrevistas, respectivamente. A presente análise evidencia que há distinções significativas na forma como os leitores consomem mídias nos principais centros urbanos e fora deles.
ISSN
1982-5269
Periódico
Autor
Nunomura, Eduardo
Data
11 de dezembro de 2015
Formato
Identificador
https://seer.ufrgs.br/debates/article/view/58804 | 10.22456/1982-5269.58804
Idioma
Editor
Fonte
Revista Debates; v. 9, n. 3 (2015): A Pesquisa Brasileira de Mídia: padrões de uso dos meios de comunicação social no Brasil e suas implicações; 97-118 | Revista Debates; v. 9, n. 3 (2015): A Pesquisa Brasileira de Mídia: padrões de uso dos meios de comunicação social no Brasil e suas implicações; 97-118 | 1982-5269 | 2236-479X
Assuntos
Regional Media; Local Journalism; National Press; PBM. | Ciências Sociais; Comunicação; Jornalismo | Mídia Regional; Jornalismo Local; Imprensa Nacional; PBM.
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | Pesquisa Quantitativa