-
Um Discurso Sobre Gênero nos Currículos de Ciências.
- Voltar
Metadados
Descrição
O objetivo deste artigo é analisar, tendo como contraponto outros sistemas referenciais, as tradições hegemônicas nos currículos de ciências desde os anos 90, com destaque para a diferença
de gênero. São analisados os livros didáticos mais vendidos no período, entendidos como
dimensão operativa do currículo e tratados como produtos culturais. A diferença é
concebida a partir das matrizes antropológica e pós-colonial psicanalítica. A análise
conclui que o currículo, além de biologizar a diferença e individualizar as diferenças entre
homem e mulher ao vincular gênero, sexo e reprodução, intensifica a dicotomia ao generizar
outras esferas da ciência. O caráter cultural de conceitos de masculino e feminino é
reduzido, com a universalização da diferença para além do próprio humano.||The purpose of this paper is to examine the hegemonic traditions in science curricula in the 1990’s, with regard to gender difference, using other referential systems as a counterpoint. It analyses the best-selling textbooks in the period, seeing them as an operative dimension of the curriculum and treating them as cultural products. The difference is conceived in the
intersection between the anthropological and postcolonial psychoanalytic matrix
approaches. It concludes that the curricula, besides biologizing and individualizing the
man/woman difference, reducing it to reproduction, intensify it when generizing other
spheres of sciences. The cultural burden of the concepts of feminine and masculine is
reduced, with the universalization of the difference not only for different cultural groups,
but to beyond mankind.
ISSN
0100-3143
Periódico
Autor
Macedo, Elizabeth
Data
30 de maio de 2008
Formato
Idioma
Editor
Fonte
Educação & Realidade; v. 32, n. 1 (2007) | Educação & Realidade [Education & Reality]; v. 32, n. 1 (2007) | 2175-6236 | 0100-3143
Assuntos
Currículo. Cultura. Educação em ciências.
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion