Descrição
Our objective in this paper is to think about the
relationship between the notion of experience as a happening and its links with education
as a place for the construction of a new ethos. In order to get the comprehension of the
intimate links between experience and education and to express it, we ask for a new
“way of telling” in this relationship, therefore, a new langage, in which the value of the
word as a place of human experience is resumed. By this reason, we privilege in this
game the converstion, the dialogue, the pedagogical “feeling” and the capacity of judging
and interpretating, as important aspects for a pedagogical practice identified with
poetic imagination and with the meaning of a know-express more than with the meaning
of a scientific Know-how, although those knowledges are not considered excludent.||Nosso objetivo neste artigo é pensar a relação entre a noção de
experiência como acontecimento e seus vínculos com a educação enquanto lugar para a
construção de um novo ethos. Para que a compreensão dos vínculos íntimos entre
experiência e educação se expresse, reivindica-se nessa relação uma nova maneira de
narrar, portanto, uma nova linguagem, na qual é restituído o valor da palavra como lugar
da experiência humana. Por essa razão, privilegiam-se nesse jogo a conversação, o
diálogo, o tato pedagógico e a capacidade de julgar e interpretar como aspectos importantes
para uma prática pedagógica identificada com a imaginação poética e com o sentido de
um saber-expressar, mais do que com o sentido de um saber-fazer científico, ainda que
esses saberes não sejam considerados excludentes.