-
About Education, Politics and Singularity||Sobre Educação, Política e Singularidade
- Voltar
Metadados
Descrição
The article discusses, at first, questions related to the configuration of the Special Education policy in Brazil from the 2000s, highlighting elements that marked the process of institutionalization of the inclusion of students, the target audience of special education in the common school, as well as challenges. With these problematizations as reference, it is sought, secondly, to contextualize the works that make up this Thematic Section. Based on different theoretical and methodological approaches, these texts share an ethical concern with the development of Special Education for society and with the implementation of the constitutional principle of education as a right of all.||O artigo discute, em um primeiro momento, questões relativas à configuração da política de Educação Especial no Brasil a partir dos anos 2000, destacando elementos que marcaram o processo de institucionalização da inclusão dos alunos, público alvo da educação especial na escola comum, bem como seus desafios atuais. Tendo como referência essas problematizações, busca-se, em um segundo momento, contextualizar os trabalhos que compõem esta Seção Temática. Partindo de abordagens teórico-metodológicas distintas, esses textos conservam em comum uma preocupação ética com os desdobramentos da Educação Especial para a sociedade e com a efetivação do princípio constitucional da educação como um direito de todos.
ISSN
0100-3143
Periódico
Autor
Rahme, Mônica Maria Farid | Ferreira, Carla Mercês da Rocha Jatobá | Neves, Libéria Rodrigues
Data
13 de março de 2019
Editor
Relação
https://seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/article/view/90185/52214 | https://seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/article/view/90185/52213 | https://seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/article/downloadSuppFile/90185/49505 | https://seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/article/downloadSuppFile/90185/49506
Direitos autorais
Direitos autorais 2019 Educação & Realidade | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
Fonte
Educação & Realidade; v. 44, n. 1 (2019) | Educação & Realidade [Education & Reality]; v. 44, n. 1 (2019) | 2175-6236 | 0100-3143
Assuntos
Special Education; Inclusive Education; Educational Policy; Psychoanalysis; Democratic Experience | Educação Especial; Educação Inclusiva; Política Educacional; Psicanálise; Experiência Democrática
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion