-
Children’s drawing and Visual Art Education: drawing of children with intellectual disabilities||Desenho infantil e o Ensino de Artes Visuais: desenhando com crianças com deficiência intelectual
- Voltar
Metadados
Descrição
How important is the knowledge about the development and characteristics of drawing in childhood? How drawing unfold in the face of specificities, such as intellectual disability? And how to teach disabled children to draw? This work deals with questions about children's drawings, their development and characteristics, as well as strategies for teaching drawing for children with intellectual disabilities. Researchers of children's drawings such as Luquet (1969) and Duarte (2011) give the theoretical basis necessary in this work to understand these issues. A small clipping of the data collection from doctoral research is presented, showing the teaching and learning experience of drawing with Beta, a 13 years old girl who participates in APAE (Association of Parents and Friends of the Exceptional), in a southern Brazilian city, where the drawing tasks were carried out.||Qual a importância de saber sobre o desenvolvimento e as características do desenho na infância? Como esse desenho se desenrola diante de especificidades, como a deficiência intelectual? E como ensinar crianças com deficiência a desenhar? Este trabalho aborda questões acerca do desenho infantil, seu desenvolvimento e características, além de contar com estratégias de ensino de desenho para crianças com deficiência intelectual. Pesquisadores do desenho infantil, como Luquet (1969) e Duarte (2011), fornecem a base teórica, nesse trabalho, necessária à compreensão dessas questões. É apresentado um pequeno recorte da coleta de dados da pesquisa de doutorado, mostrando a experiência de ensino e aprendizagem de desenho com Beta, menina de 13 anos, usuária da APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) de uma cidade do Sul do Brasil, onde foram realizadas as atividades de desenho.
ISSN
2357-9854
Periódico
Colaboradores
FAPESC/CAPES
Autor
Oleques, Liane Carvalho
Data
29 de outubro de 2019
Formato
Identificador
https://seer.ufrgs.br/gearte/article/view/92301 | 10.22456/2357-9854.92301
Idioma
Relação
https://seer.ufrgs.br/gearte/article/view/92301/54603 | /*ref*/BARBOSA, Ana Amália Tavares Bastos. Além do corpo: uma experiência em Arte/Educação. São Paulo: Cortez, 2014. | /*ref*/DUARTE, Maria Lúcia Batezat. Desenho infantil e seu ensino a crianças cegas: razões e método. Curitiba: Insight, 2011. | /*ref*/DUARTE, Maria Lúcia Batezat; PIEKAS, Mari Ines. Vocabulário pictográfico para educação inclusiva. Curitiba: Insight, 2013. | /*ref*/LUQUET, Georges-Henri (1927). O desenho infantil. Porto: Do Minho,1969. | /*ref*/OLEQUES, Liane Carvalho. Imagem e palavra: um estudo do desenho infantil em um caso de surdez profunda. 2010. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) – Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais, Universidade do Estado de Santa Catarina. Florianópolis, 2010. | /*ref*/OLEQUES, Liane Carvalho. Uma possibilidade de ensino de desenho para crianças com deficiência intelectual. 2017. Tese (Doutorado em Artes Visuais) – Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais, Universidade do Estado de Santa Catarina. Florianópolis, 2017. | /*ref*/WILSON, Brent; Wilson, Marjorie. Uma visão iconoclasta das fontes de imagens nos desenhos de crianças. In: BARBOSA, Ana Mae. (Org.). Arte-educação: leitura no subsolo. São Paulo: Cortez, 1997.
Direitos autorais
Direitos autorais 2019 Revista GEARTE | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
Fonte
Revista GEARTE; v. 6, n. 3 (2019): Ensino de Artes Visuais na Infância | Revista GEARTE; v. 6, n. 3 (2019): Ensino de Artes Visuais na Infância | 2357-9854
Assuntos
Children’s Drawing. Visual Art Education. Intellectual Disability. | ensino das artes visuais; educação | Desenho Infantil. Ensino das Artes Visuais. Deficiência Intelectual.
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion