-
An Imagined Story: Creation Times with ‘The Renoir Girls’||Una historia imaginada: tiempos de creación con ‘las ninãs de Renoir’||Uma história imaginada: tempos de criação com ‘as meninas do Renoir’
- Voltar
Metadados
Descrição
This article exposes aspects of a collection, narrative and a /r/tography, composed of aesthetic readings and co-produced recreations with subjects in contact with Rosa and Azul work (The Cahen d´Anvers Girls), 1881, by Pierre-Auguste Renoir. I present here a framework of the master's research, in process, which proposes to expose and reflect on how art images are potentially open and recreated temporally through processes of aesthetic readings and with the educational actions in art museums.||Este artículo expone aspectos de una colección, narrativa y a / r / tográfica, compuesta con lecturas estéticas y recreaciones coproducidas con los sujetos en contacto con la obra Rosa y Azul (Las niñas Cahen d' Anvers), 1881, de Pierre-Auguste Renoir. Presento aquí un extracto de la investigación del master, en proceso, que propone exponer y reflexionar sobre cómo las imágenes del arte son potencialmente abiertas y recreadas con el tiempo a través de los procesos de lectura estética y de acciones educativas en museos de arte.||Este artigo expõe aspectos de uma coleção, narrativa e a/r/tográfica, composta com as leituras estéticas e recriações coproduzidas com os sujeitos em contato com a obra Rosa e Azul (As Meninas Cahen d´Anvers), 1881, de Pierre-Auguste Renoir. Exponho aqui um recorte da pesquisa de mestrado, em processo, que propõe expor e refletir sobre como as imagens da arte são, potencialmente, abertas e recriadas temporalmente por meio dos processos de leituras estéticas e a partir das ações educativas em museus de arte.
ISSN
2357-9854
Periódico
Colaboradores
Instituto de Artes - UNESP, Mestrado em Artes
Autor
Diniz, Auana Lameiras | Coutinho, Rejane Galvão
Data
2 de abril de 2020
Formato
Identificador
https://seer.ufrgs.br/gearte/article/view/97052 | 10.22456/2357-9854.97052
Idioma
Relação
https://seer.ufrgs.br/gearte/article/view/97052/56564 | /*ref*/BARBOSA, Ana Mae Tavares Bastos. A imagem no ensino da arte: anos 1980 e novos tempos. São Paulo: Perspectiva, 2014. | /*ref*/BARBOSA, Ana Mae Tavares Bastos; AMARAL, Lilian (Orgs.). Interterritorialidade: mídias, contextos e educação. São Paulo: Editora Senac SP, Edições Sesc SP, 2008. | /*ref*/BARBOSA, Ana Mae Tavares Bastos; COUTINHO, Rejane Galvão (Orgs.). Arte/educação como mediação cultural e social. São Paulo: Editora UNESP, 2009. | /*ref*/BARBOSA, Ana Mae Tavares Bastos; CUNHA, Fernanda Pereira (Orgs.). A abordagem triangular no ensino das artes e culturas visuais. São Paulo: Cortez, 2010. | /*ref*/BATTCOCK, Gregory. A nova arte. São Paulo: Perspectiva, 1986. | /*ref*/BOSI, Ecléa. O tempo vivo da memória: Ensaios de Psicologia Social. São Paulo: Ateliê Editorial, 2003. | /*ref*/BREDARIOLLI, Rita. Das lembranças de Suzana Rodrigues: tópicos modernos de arte e educação. Vitória: EDUFES, 2007. | /*ref*/CHRISTOV, Luiza Helena da Silva. Narrativas de educadores: mistérios, metáforas e sentidos. São Paulo: Porto de Idéias, 2012. | /*ref*/DESVALLÉES, André; MAIRESSE, François. Conceitos-chave de museologia. São Paulo: ICOM, 2013. | /*ref*/DEWEY, John. Arte como experiência. São Paulo: Martins Fontes, 2010. | /*ref*/DIAS, Belidson; IRWIN, Rita. Pesquisa educacional baseada em artes: a/r/tografia. Santa Maria: Editora UFSM, 2013. | /*ref*/DIDI-HUBERMAN, Georges. Diante do tempo: história da arte e anacronismo das imagens. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2015. | /*ref*/ELUF, Lygia. Renoir: o pintor da vida. São Paulo: MASP, 2002. | /*ref*/FALLEIROS, Flávia Nascimento. Sobre a crítica literária dos Salões: Diderot e Baudelaire. In: FREITAS, Verlaine; DUARTE, Rodrigo; CECCHINATO, Georgia; SILVIA, Cintia Vieira da (Orgs.). Gosto, interpretação e crítica. 1. ed. Belo Horizonte: ABRE Associação Brasileira de Estética, 2015, v. 2. p. 94-109. | /*ref*/MAMMÌ, LORENZO. Duas Meninas: Renoir, Proust e os nazistas. Revista Piauí, ed. 150, março de 2019. Acesso digital: , último acesso em 30 de julho de 2019. | /*ref*/MANTECÓN, Ana Rosas. O que é o público? Revista Poiésis, Rio de Janeiro, n. 14, p. 175 - 215, dez. 2009. | /*ref*/PEDROSA, Adriano. Histórias da infância. São Paulo: MASP, 2016. | /*ref*/PEDROSA, Adriano; CUY, José Esparza Chong; GONZÁLEZ, Julieta; TOLEDO, Tomás. Lina Bo Bardi: Habitat. São Paulo: MASP, 2019. | /*ref*/RENOIR, Jean. Pierre-Auguste Renoi: meu pai. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1988. | /*ref*/RICOUER, Paul. La metafora viva. Madrid: Ediciones Cristiandad, 1980. | /*ref*/ROSSI, Maria Helena Wagner. Imagens que falam: leitura da arte na escola. Porto Alegre: Mediação, 2009. | /*ref*/VIGOTSKI, Lev Semionovitch. Imaginação e criação na infância. São Paulo: Expressão Popular, 2018.
Direitos autorais
Direitos autorais 2020 Revista GEARTE | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
Fonte
Revista GEARTE; v. 7, n. 1 (2020): Ensino de Artes Visuais: histórias e memórias | Revista GEARTE; v. 7, n. 1 (2020): Ensino de Artes Visuais: histórias e memórias | 2357-9854
Assuntos
Creation actions. Temporality. Record. Collection. | Acciones de creación. Temporalidad. Registro. Colección. | Artes Visuais; Arte/Educação; Ensino de Arte; Mediação Cultural | Ações de criação. Temporalidade. Registro. Coleção.
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion