-
A pálida História das Artes Visuais no Brasil: onde estamos negras e negros?||La pálida Historia de las Artes Visuales en Brasil: ¿dónde estamos negras y negros?
- Voltar
Metadados
Descrição
Este artigo trata de como as produções em artes visuais que foram e são realizadas por artistas visuais negras e negros têm sido apagadas dos registros históricos, como livros e, consequentemente, do ensino de artes visuais. Quando são apresentados esses protagonismos e produções o são por meio de capítulos específicos em publicações e momentos pontuais em sala de aula para tratar de "arte negra" ou "afro-brasileira", dando a frágil percepção de que estamos incluindo a Lei 10.639/03 no currículo escolar, quando em verdade, continuamos a apartar os saberes da visualidade criados por essas e esses artistas daquele que chamamos de Artes Visuais, com letras maiúsculas. Propormos que artistas visuais negras e negros tenham suas biografias e criações aproximadas dos movimentos artísticos que já são estudados em artes visuais, quando possível, e quando não o for, que sejam apresentadas e apresentados como produção coetânea e paralela ao reconhecimento acadêmico e hegemônico, contextualizando sempre as disputas e supressões de narrativas que colocam o eurocentrismo como eixo da história das artes visuais e da humanidade. Dessa forma, propomos que a decolonialidade seja praticada em sala de aula e não apenas um termo contemporâneo utilizado nos estudos acadêmicos em humanidades numa perspectiva antirracista dos escritos.||Este artículo trata de cómo las producciones en artes visuales que fueron y son realizadas por artistas visuales negras y negros han sido borradas de los registros históricos como libros y, consecuentemente, de la enseñanza de artes visuales. Cuando se presentan esos protagonismos y producciones, lo son por medio de capítulos específicos en publicaciones y momentos puntuales en el aula para tratar de "arte negro" o "afro brasileña", dando la frágil percepción de que estamos incluyendo la ley 10.639/03 en el currículo cuando en verdad, seguimos apartando los saberes de la visualidad creados por esas y esos artistas de aquel que llamamos Artes Visuales, con letras mayúsculas. Proponemos que artistas visuales negros y negras tengan sus biografías y creaciones aproximadas de los movimientos artísticos que ya se estudian en artes visuales, cuando sea posible, y cuando no lo sean presentadas y presentadas como producción coetánea y paralela al reconocimiento académico y hegemónico, contextualizando siempre las disputas y supresiones de narrativas que sitúan al eurocentrismo como eje de la historia de las artes visuales y de la humanidad. De esta forma, proponemos que la decolonialidad sea practicada en el aula y no sólo un término contemporáneo utilizado en los estudios académicos en humanidades en una perspectiva antirracista de los escritos.
ISSN
2357-9854
Periódico
Autor
Santos, Renata Aparecida Felinto dos
Data
5 de julho de 2019
Formato
Identificador
https://seer.ufrgs.br/gearte/article/view/94288 | 10.22456/2357-9854.94288
Idioma
Relação
https://seer.ufrgs.br/gearte/article/view/94288/53218 | /*ref*/Arthur Timótheo da Costa. Museu Afro Brasil. Índice Alfabético. Disponível em http://museuafrobrasil.org.br/pesquisa/indice-biografico/lista-de-biografias/2014/12/02/arthur-timotheo-da-costa. Acesso em: 10. fev. 2019. | /*ref*/Arte e a Lei de Diretrizes e Bases. Portal da Educação. Pedagogia. Disponível em: https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/educacao/arte-e-a-lei-de-diretrizes-e-bases/36090. Acesso em: 10 jan. 2019. | /*ref*/Perícia conclui que Dilma não participou de pedaladas fiscais. O Globo. 27 jun. 2016. Disponível em http://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2016/06/pericia-conclui-que-dilma-nao-participou-de-pedaladas-fiscais.html. Acesso em: 03 mar. 2019. | /*ref*/Conheça Alegoria dos Planetas e Continentes, de Giambattista Tiepolo. Universia Brasil. Em destaque. 20 jun. 2012. Disponível em: http://noticias.universia.com.br/destaque/noticia/2012/06/20/944 346/conheca-alegoria-dos-planetas-e-continentes-giambattista-tiepolo.html. Acesso em: 10 fev. 2019. | /*ref*/CARNEIRO, Sueli. Epistemicídio. Geledés. 04 set. 2014. Disponível em https://www.geledes.org.br/epistemicidio/. Acesso em: 03 mar. 2019. | /*ref*/CARDOSO, Bia. Feminisno interseccional. Que diabos é isso? (e porque você deveria se preocupar). Blogueiras Feministas. 24 jul. 2014. Disponível em https://blogueirasfeministas.com/2014/07/24/f eminismo-intersecional-que-diabos-e-isso-e-porque-voce-deveria-se-preocupar/. Acesso em: 03 mar. 2019. | /*ref*/DÁVILA, Jerry. Diploma de brancura: política social e racial no Brasil -1917-1945. São Paulo: Editora UNESP, 2006. | /*ref*/GONZAGA-DUQUE. A Arte Brasileira: ensaios e documentos. Campinas (SP): Mercado das Letras, 1995. | /*ref*/KILOMBA, Grada. Descolonizando o conhecimento. Instituto Goethe. Tradução Jéssica Oliveira. Disponível em http://www.goethe.de/mmo/priv/15259710-STANDARD.pdf. Acesso em: 03 mar. 2019. | /*ref*/MARTÍ, Silas. MoMA expõe obras de Tarsila do Amaral nos anos 1920, como 'A Negra'. Arte. Folha de São Paulo. 08 fev. 2018. Disponível em https://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/2018/02/moma-expoe-obras-de-tarsila-do-amaral-nos-anos-1920-como-a-negra.shtml. Acesso em: 03 mar. 2019. | /*ref*/PORTO, Gabriella. Democracia Racial. Infoescola. Disponível em: , acesso 04 mar. 2019. | /*ref*/RODRIGUES, Raimundo Nina. As bellas-artes nos colonos pretos do Brazil: a esculptura. Kósmos: revista artistica, scientifica e litteraria. Rio de Janeiro, v. 1, n. 1, p. 11-16, ago., 1904. | /*ref*/SANTOS, Renata Aparecida Felinto. A Forma como sobrevivência: dengo para o olhar. In: PEDROSA, Adriano; OLIVA, Fernando (Orgs.). Maria Auxiliadora: vida cotidiana, pintura e resistência. São Paulo: Editora MASP, 2018.
Direitos autorais
Direitos autorais 2019 Revista GEARTE | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
Fonte
Revista GEARTE; v. 6, n. 2 (2019): Ensino/Aprendizagem das Artes na América Latina: colonialismo e questões de gênero | Revista GEARTE; v. 6, n. 2 (2019): Ensino/Aprendizagem das Artes na América Latina: colonialismo e questões de gênero | 2357-9854
Assuntos
Artes Visuales. Artistas visuales negros y negras. Ley 10.639/03. Historia y enseñanza de artes visuales. | Artes visuais. Artistas visuais negros e negras. Lei 10.639/03. História e ensino de artes visuais.
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion