-
Emerging narratives: the history of Luciana Lealdina de Araújo in the production of urban art||Narrativas emergentes: a história de Luciana Lealdina de Araújo na produção de arte urbana
- Voltar
Metadados
Descrição
This article aims to reflect about the production of art as a discussion device for the problem of black invisibility in Rio Grande do Sul, its implication in (re) building an identity in the midst of contemporary political and social issues. We propose through contemporary art a more pluralized narrative that includes stories of the black population, often marginalized or recorded in a superficial way in the local historiography of the south cities of Brazil. In this sense, we propose to present as a first narrative the representation of Luciana Lealdina de Araújo, former slave in the city of Pelotas in the nineteenth century, whose history was marked by the trajectory linked to merit and religiosity. Her story makes it possible to raise questions about the social context in which she lived, about the difficulty as a black woman in getting support to create an institution for orphaned girls, and on the visibility of her memory today. We believe that urban art promotes the encounter of several cultures, awakens to the reflection between art and politics, since it acts as a factor that dialogues with the different cities existing in the same space and, in this way, in the becoming that accompanies each proposal of Art. This research, linked to the Master's thesis in Visual Arts of the Federal University of Pelotas, seeks to promote the multidisciplinary discussion between Art and Politics, with urban intervention as a circumstantial point for discussion on the proposed theme.||Este artigo objetiva refletir a respeito da produção de arte como dispositivo de discussão para a problemática da invisibilidade negra no Rio Grande do Sul, sua implicância na (re)construção de uma identidade em meio a questões políticas e sociais contemporâneas. Propomos através da arte contemporânea, uma narrativa mais pluralizada que a inclua histórias da população negra, muitas vezes marginalizadas ou registradas de forma superficial na historiografia local das cidades gaúchas. Nesse sentido, propomos apresentar como primeira narrativa a representação de Luciana Lealdina de Araújo, ex escrava na cidade de Pelotas no século XIX, cuja história fora marcada pela trajetória ligada a benemerência e religiosidade. Sua história possibilita o levantamento de questões sobre o contexto social em que viveu, sobre a dificuldade como mulher negra no conseguir apoio para criar uma instituição para meninas órfãs, e sobre a visibilidade de sua memória nos dias de hoje. Acreditamos que a arte urbana promove o encontro de várias culturas, desperta para a reflexão entre arte e política, uma vez que atua como fator que dialoga com as diferentes cidades existentes em um mesmo espaço e, dessa forma, no devir que acompanha cada proposta de Arte. Esta pesquisa, ligada à dissertação de mestrado em Artes Visuais da Universidade Federal de Pelotas, busca promover o debate multidisciplinar ente Arte e Política, tendo a intervenção urbana como ponto circunstancial para a discussão sobre o tema proposto.
ISSN
2357-9854
Periódico
Colaboradores
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoas no Ensino Superior - CAPES
Autor
Chaves, Larissa Patron | Madruga, Thiago
Data
31 de agosto de 2018
Formato
Identificador
https://seer.ufrgs.br/gearte/article/view/83601 | 10.22456/2357-9854.83601
Idioma
Relação
https://seer.ufrgs.br/gearte/article/view/83601/49635 | /*ref*/BAKOS, M.M; BERND, Z. O negro no Rio Grande do Sul: consciência e trabalho. Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 1991. | /*ref*/BOURRIAUD, N. Estética Relacional. São Paulo: Martins Fontes, 2009. | /*ref*/CALDEIRA, J. S. O Asilo de Órfãs Saõ Benedito em Pelotas - RS (as primeiras décadas do século XX): trajetória educativa-institucional. 2014. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, Rio grande do Sul, 2014. Disponível em Acesso em: 21.02.2018. | /*ref*/HALL, S.M. A identidade cultural na pós modernidade. Rio de Janeiro: DP&A,1992. | /*ref*/MEIRA, M. R. Educação estética, arte e cultura do cotidiano. In: PILLAR, A. D.(org.). A educação do olhar no ensino das artes. Porto Alegre: Mediação, 2001. | /*ref*/OLIVEIRA, A. J. M. Devoção e Identidades: significados do culto de Santo Elesbão e Santa Efigênia no Rio de Janeiro e nas Minas Gerais no Setecentos. Topoi (Rio de Janeiro), v. 6, n.12, p. 60-115, 2006. Disponível em: | /*ref*/RANCIÈRE, J. A Partilha do Sensível. São Paulo: Editora 34 Ltda, 2005. | /*ref*/FERREIRA, Maria Alice. Arte Urbana no Brasil: expressões da diversidade contemporânea. VIII Encontro Nacional de História da Mídia. Unicentro, Guarapuava, PR, 2010. Disponível em:Meus%20documentos/Downloads/Arte%20Urbana%20no%20Brasil%20expressoes%20da%20diversidade%20contemporanea%20(1).pdf
Direitos autorais
Direitos autorais 2018 Revista GEARTE | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
Fonte
Revista GEARTE; v. 5, n. 2 (2018): Ensino de artes visuais e Políticas Públicas Educacionais | Revista GEARTE; v. 5, n. 2 (2018): Ensino de artes visuais e Políticas Públicas Educacionais | 2357-9854
Assuntos
Luciana-Araújo. Urban-intervention. Political-art. Black-narratives. | Artes Visuais | Luciana-Araújo. Intervenção-urbana. Arte-política. Narrativas-negras.
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion