-
Notes on a Pedagogical Residency at the Art Museum of Rio||Notas sobre uma Residência Pedagógica no Museu de Arte do Rio
- Voltar
Metadados
Descrição
This article starts from a pedagogical residence in Museu de Arte do Rio (MAR) to develop an analysis of the practices produced by the educators who work there. This analysis focuses in the space established by the dialogues held between public and artwork, where this space becomes a text. Therefore, the text establishes a theoretical foundation with Roland Barthes, which supports the conducted mapping of perceptions and sensations. Methodologically, this work creates forms that point resonances between mediation practices developed by educators, a working curriculum open to the unpredictability of the meetings and the potency of multiple dimensions of spaces engendered in this education based network. Finally, the defense of mediation emerges as a committed practice with the elimination of the existing gaps between the author's desires and the viewer's experience, so that artistic experience can become, above all aspects, an invitation to the creation of new meanings: for work, for art, for life.||O presente artigo parte de uma residência pedagógica realizada no Museu de Arte do Rio (MAR), para desenvolver uma análise das práticas produzidas pelos educadores que lá atuam. Essa análise coloca foco no espaço instaurado a partir das interlocuções realizadas entre público e obra, significando-o como um texto. Para tanto, estabelece com Roland Barthes o esteio teórico que subsidia o mapeamento de percepções e sensações realizado. Metodologicamente, cria formas de apontar ressonâncias entre as práticas de mediação desenvolvidas pelos educadores, um funcionamento curricular aberto à imprevisibilidade dos encontros, e a potência das múltiplas dimensões dos espaços engendrados nessa rede que tem por base a educação. Por fim, faz-se a defesa da mediação enquanto uma prática comprometida com a supressão do distanciamento existente entre os desejos do autor e a experiência do espectador, de maneira que a vivência artística seja, sobretudo, um convite à criação de novos sentidos: para a obra, para a arte, para a vida.
ISSN
2357-9854
Periódico
Colaboradores
CNPq | Centro Universitário Univates
Autor
Munhoz, Angélica Vier | Costa, Cristiano Bedin da | Guedes, Betina Silva
Data
31 de dezembro de 2016
Formato
Identificador
https://seer.ufrgs.br/gearte/article/view/67052 | 10.22456/2357-9854.67052
Idioma
Relação
https://seer.ufrgs.br/gearte/article/view/67052/39940 | /*ref*/BARTHES, Roland. O rumor da língua. São Paulo: Martins Fontes, 2004a. | /*ref*/BARTHES, Roland. O grão da voz. São Paulo: Martins Fontes, 2004b. | /*ref*/BARTHES, Roland. A Câmara clara. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1984. | /*ref*/BARTHES, Roland. Sade, Fourier, Loyola. Lisboa: Edições 70, 1979. | /*ref*/BARTHES, Roland. O prazer do texto. São Paulo: Perspectiva, 2006. | /*ref*/BOING, Maria Clara B. A educação praticada no/com o MAR: o que nos dizem gestos e narrativas dos educadores do museu? (Mestrado em Educação). Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Rio de Janeiro, 2016. | /*ref*/CORAZZA, Sandra M. O que se transcria em educação? Porto Alegre: UFRGS, 2013. | /*ref*/DE CARO, Marina. (Org.). Micropolis experimentais: traduções da arte para a educação. Porto Alegre: Fundação Bienal do Mercosul, 2009. | /*ref*/DELEUZE, G., & GUATTARI, F. Mil Platôs: capitalismo e esquizofrenia. Vol. 4. São Paulo: Ed. 34, 1997. | /*ref*/PELLEJERO, Eduardo. “Modos de fazer / Modos de ver / Modos de pensar (Arte sem superstições)”. In: DIAS, Susana Oliveira; ANDRADE, Elenise Cristina Pires de; AMORIN, Antonio Carlos Rodrigues de (Orgs.). MultiTão: experimentações, limites, disjunções, artes e ciências... Feira de Santana: UEFS Editora, 2002. | /*ref*/PRECIOSA, Rosane. Produção estética: notas sobre roupas, sujeitos e modos de vida. São Paulo: Editora Anhembi Morumbi, 2005. | /*ref*/ROLNIK, Suely. "Arte cura? Lygia Clark no limiar do contemporâneo", in: BARTUCCI, Giovanna (org.). Psicanálise, Arte e Estéticas de Subjetivação. São Paulo: Imago, 2002. | /*ref*/SEVERO, André; BERNARDES, Maria Helena. As maravilhas. In: DE CARO, Marina (Org.). Micropolis experimentais: traduções da arte para a educação. Porto Alegre: Fundação Bienal do Mercosul, 2009. | /*ref*/TAVARES, Gonçalo. Atlas do corpo e da imaginação. Lisboa: Editora Caminho, 2013. | /*ref*/VALÉRY, Paul. Le problème des musées. OEuvres, tomo II, Gallimard: La Pléiade, 1960. p. 1290-1293
Direitos autorais
Direitos autorais 2016 Revista GEARTE | https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
Fonte
Revista GEARTE; v. 3, n. 3 (2016): Artes Visuais em espaços não formais de educação | Revista GEARTE; v. 3, n. 3 (2016): Artes Visuais em espaços não formais de educação | 2357-9854
Assuntos
Pedagogical residence. Mediation. Roland Barthes. Text. | Educação; Currículo; Artes Visuais | Residência pedagógica. Mediação. Roland Barthes. Texto.
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion