-
The epistemology of teaching of drawing||A epistemologia do ensino do desenho
- Voltar
Metadados
Descrição
This paper discusses the epistemology of teaching of drawing required to the complexity of contemporary thought present in the curricula of higher education of the artist and the art teacher. The research emphasizes the transformations that occurred in the 20th century related to the emergence of the complex thought, in the light of the theory of Autopoiesis of Maturana and Varela, that is inserted into a systemic conception of knowledge, and makes a reflection on the vicissitudes of contemporary thought without prescinding the tradition, especially, with respect to ethics and aesthetics. The text has as reference the course curriculum program in Visual Arts UFRGS, involving the Degree and the Bachelor, it develops from the criticism of specialist modernist curricula, placed in parallel to the need of the generalistic vision of contemporary thought, through inter and transdisciplinary vision of science and art. The axis of the research is based on the following question: How the contemporary thought pervades the teaching of drawing and resets the epistemology in the curricula of higher education of the artist and art teacher?||Este artigo aborda a epistemologia do ensino do desenho necessária à complexidade do pensamento contemporâneo e que se apresenta nos currículos de formação superior do artista e do arte-educador. A investigação enfatiza as transformações ocorridas no século XX, relacionadas à emergência do pensamento complexo à luz da Teoria da Autopoiesis de Maturana e Varela, que está inserida em uma concepção sistêmica do conhecimento, e faz uma reflexão sobre as vicissitudes do pensamento contemporâneo, sem prescindir da tradição, principalmente, no que se refere a ética e a estética. O texto tem como referência o Currículo do Curso de Graduação em Artes Visuais da UFRGS, envolvendo a Licenciatura e o Bacharelado e se desenvolve a partir da crítica aos currículos modernistas de formação especialista colocados em paralelo à necessidade da visão generalista que se impõe no pensamento contemporâneo, através da visão inter e transdisciplinar da ciência e da arte. O eixo da pesquisa tem como base a seguinte questão: Como o pensamento contemporâneo perpassa o discurso do ensino do desenho e redefine a epistemologia nos currículos de formação superior do artista e do arte-educador?
ISSN
2357-9854
Periódico
Autor
Barreto, Umbelina Duarte
Data
30 de abril de 2016
Formato
Identificador
https://seer.ufrgs.br/gearte/article/view/63879 | 10.22456/2357-9854.63879
Idioma
Relação
https://seer.ufrgs.br/gearte/article/view/63879/37315 | /*ref*/BARRETO, Umbelina Maria Duarte. Espiando pelo buraco da fechadura. O conhecimento de Artes Visuais em nova chave. Orientadora: Analice Dutra Pillar. Tese (doutorado) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação, Porto Alegre, 2008. BATESON, Gregory. Mente e Natureza. Rio de Janeiro: Ed. Francisco Alves, 1986. BATESON, Gregory. Uma ecologia da mente (on gregory bateson's thought). Video de Nora Bateson. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=Tfc39iHUKmQ&nohtml5=False Acesso em 07/04/2016. DIDI-HUBERMAN, Georges. Ser crâneo. Lugar, contato, pensamento, escultura. Belo Horizonte: Editora C/ Arte, 2009. DONDIS, Donis A. Sintaxe da linguagem visual. São Paulo: Martins fontes, 1991. ECO, Umberto. Da árvore ao labirinto. Rio de Janeiro: Editora Record Ltda., 2013. GREIMAS, Algiras Julian; LANDOWSKI, Eric. Análise do discurso em Ciências Sociais. São Paulo: Global, 1986. HOCNEY, David. O conhecimento secreto. São Paulo: Cosac & Naify, 2001. MAIO, Fernanda. A encenação da arte. Leiria: Textiverso Ltda., 2011. MATURANA, Humberto; Varella, Francisco. El Árbol Del Conocimiento, Santiago: Universitária, 1984. MATURANA, Humberto. Cognição, ciência e vida cotidiana. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2001. MERLEAU-PONTY, Maurice. O visível e o invisível. SILVANO, Filomena. Antropologia do Espaço. Assírio & Alvim, Lisboa, 2010. VASCONCELLOS, Maria José Esteves. Pensamento sistêmico. Campinas: Papirus, 2002. ZIZEK, Slavoj. A visão em paralaxe. São Paulo: Boitempo, 2008.
Direitos autorais
Direitos autorais 2016 Revista GEARTE | https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
Fonte
Revista GEARTE; v. 3, n. 1 (2016): Educação e Artes Visuais no Ensino Superior | Revista GEARTE; v. 3, n. 1 (2016): Educação e Artes Visuais no Ensino Superior | 2357-9854
Assuntos
Artes Visuais; Educação | EPISTEMOLOGIA; ENSINO DO DESENHO; ENSINO SUPERIOR; CURRÍCULO; PENSAMENTO CONTEMPORÂNEO.
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion