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CinEducar e Partejar Potiguara: teaching filmmaking to indigenous women as a tool of (re)existence||CinEducar y Partejar Potiguara: la enseñanza del cine a las mujeres indígenas como herramienta de (re) existência||CinEducar e Partejar Potiguara: o ensino do cinema para mulheres indígenas como ferramenta de (re)existência
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Metadados
Descrição
This paper aims to analyze some field experiences in the Partejar Potiguara project, which proposed teaching filmmaking to indigenous women in the region of Baía da Traição (PB) in 2019. The goal is to analyze the crossings and affections created in the search for an engaged and transgressive methodology within a context of social struggles and cultural resistance. Since bibliographical selection and the difficulties found in class until the final product (a documentary about childbirth, maternity, life and identity), the purpose is to comprehend the teaching of visual arts and the film production as politic tool of identity affirmation and valuation.||Este artículo tiene como objetivo analizar algunas experiencias vividas en el campo en el proyecto de extensión universitaria Partejar Potiguara, que propuso clases de cine para mujeres indígenas en la región de Baía da Traição (PB) en 2019. El objetivo es analizar los cruces y afectos generados en la búsqueda de un metodología comprometida y transgresora dentro de un contexto de luchas sociales y resistencia cultural. Desde la selección bibliográfica de la investigación y las dificultades encontradas en clase hasta la ejecución del producto final (un documental sobre el parto, la maternidad, la vida y la identidad), el propósito es entender la enseñanza de las artes visuales y la producción cinematográfica como una herramienta política para valorar la identidad.||Este artigo visa a analisar algumas experiências vividas em campo no projeto de extensão universitária Partejar Potiguara, que propôs aulas de cinema para mulheres indígenas na região da Baía da Traição (PB) em 2019. O objetivo é analisar os atravessamentos e afetos gerados na busca por uma metodologia engajada e transgressora dentro de um contexto de lutas sociais e resistência cultural. Desde a seleção bibliográfica da pesquisa e as dificuldades encontradas nas aulas à execução do produto final (um documentário sobre parto, maternidade, vida e identidade), o propósito é compreender o ensino das artes visuais e a produção cinematográfica como ferramenta política de valorização da identidade.
ISSN
2357-9854
Periódico
Colaboradores
Universidade Federal da Paraíba
Autor
Lucena, Micaelle Lages | Valle, Isabella Chianca Bessa Ribeiro do
Data
17 de julho de 2020
Formato
Identificador
https://seer.ufrgs.br/gearte/article/view/100073 | 10.22456/2357-9854.100073
Idioma
Relação
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Direitos autorais
Direitos autorais 2020 Revista GEARTE | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
Fonte
Revista GEARTE; v. 7, n. 2 (2020): Ensino das Artes Visuais e do Design: abordagens transdisciplinares | Revista GEARTE; v. 7, n. 2 (2020): Ensino das Artes Visuais e do Design: abordagens transdisciplinares | 2357-9854
Assuntos
Cinema and education. Partejar Potiguara. Indigenous women. Potiguara People of Paraíba. Indigenous audiovisual documentary. | Cine y educación. Partejar Potiguara. Mujeres indígenas Pueblo Potiguara de Paraíba. Documental audiovisual indígena. | Artes Visuais; Educação; | Cinema e educação. Partejar Potiguara. Mulheres indígenas. Povo Potiguara da Paraíba. Documentário audiovisual indígena.
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion