-
Formación colaborativa: una posibilidad de habitar el Museo de Arte con la Pequeña Infancia||Formação colaborativa: uma possibilidade de habitar o Museu de Arte com a Pequena Infância
- Voltar
Metadados
Descrição
Este texto se refiere a la práctica de la formación continuada teniendo el trabajo colaborativo como una posibilidad para que los niños pequeños, aquellos entre cuatro y cinco años insertados en el contexto de la educación infantil, tengan su derecho de acceso al arte y la cultura efectiva en la práctica. Las reflexiones parten de un recorte de la investigación "Para Habitar el Museo con el Público Infantil: una propuesta de formación colaborativa entre profesoras de la infancia y profesionales del Museo Municipal de Arte de Curitiba". Los presupuestos teóricos adoptados involucraron los estudios sobre educación museal (Mörsch, Huerta); de la educación infantil y la educación infantil en el museo, los trabajos (Leite); formación continua, formación cultural y trabajo colaborativo (Nóvoa, Kramer, Leite y Ostetto Arslan e Iavelberg, Nogueira, Carvalho, Martins, Day, Imbernón, Rodrigo, Eça, Arriaga y Coca). Las conclusiones indican que la formación cultural insertada en el proceso de formación continuada, como formación colaborativa, es una posibilidad de contribuir en el desarrollo profesional de profesores de la niñez y de profesionales del museo, necesario para que los niños pequeños puedan habitar el museo de arte.||Este texto aborda a prática da formação continuada tendo o trabalho colaborativo como uma possibilidade para que crianças pequenas, aquelas entre quatro e cinco anos de idade inseridas no contexto da educação infantil, tenham seu direito de acesso a arte e cultura efetivado na prática. As reflexões partem de um recorte da investigação “Para Habitar o Museu com o Público Infantil: uma proposta de formação colaborativa entre professoras da infância e profissionais do Museu Municipal de Arte de Curitiba”[1]. Os pressupostos teóricos envolveram estudos sobre educação museal (Mörsch, Huerta); educação Infantil e educação infantil no museu os trabalhos (Leite); formação continuada, formação cultural e trabalho colaborativo (Nóvoa, Kramer, Leite e Ostetto, Arslan e Iavelberg, Nogueira, Carvalho, Martins, Day, Imbernón, Rodrigo, Eça, Arriaga e Coca). As conclusões indicam que a formação cultural inserida no processo de formação continuada, como formação colaborativa, é uma possibilidade de contribuir no desenvolvimento profissional de professores da infância e de profissionais do museu, necessário para que as crianças pequenas possam habitar o museu de arte.[1] Defendida no ano de 2016 na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, sob a orientação da profa. Dra. Analice Dutra Pillar, a referida pesquisa contou com o apoio do Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE), oferecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). O estágio se deu na Universidade Complutense de Madrid sob a co-orientação da Prof.ª. Dra. Maria Acaso Lopez Bosch. Processo n.º 99999.005195/2014-04.
ISSN
2357-9854
Periódico
Colaboradores
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Autor
Gabre, Solange
Data
29 de outubro de 2019
Formato
Identificador
https://seer.ufrgs.br/gearte/article/view/92974 | 10.22456/2357-9854.92974
Idioma
Relação
https://seer.ufrgs.br/gearte/article/view/92974/54599 | /*ref*/AGUIRRE, Imanol Arriaga. El papel de la educación en el acceso democrático a la cultura y las artes. Encuentros y desencuentros entre escuela y museo. Pensamiento, palabra y obra. n. 10, p. 6-21, jul.-dec., 2013. Disponível em: | /*ref*/ARSLAN, Luciana Mourão; IAVELBERG, Rosa. Ensino da Arte. São Paulo: Tompson, 2006. | /*ref*/AYUSO, Helena. Arte contemporáneo una experiencia educativa en las escuelas de 0 a 3 años y el centro de arte. Indivisa. Boletin de Estudios e Investigación, n. 12, 2011, pp. 219-227 La Salle Centro Universitario Madrid, España. | /*ref*/COCA, Jiménez. Pablo. El comisariado educativo como modelo de gestión de espacios expositivos en museos de arte contemporáneo. Valladolid: Universidad de Valladolid, 2014. 72 f. Tesis Doctoral. Facultad de Educación y Trabajo Social. Departamento de Didáctica de La Expresión Musical, Plástica y Corporal. Universidad de Vallladolid, 2014. | /*ref*/CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. Conselho Pleno. Resolução CNE/CP n. 1/2006, de 15 de maio de 2006. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Pedagogia, licenciaturas. Brasília, 2006. | /*ref*/DAY, Chistopher. Formar Docentes: como, cuándo y em qué condiciones aprende el professorado. Madrid: Narcea, 2005. | /*ref*/EÇA, Teresa, Torres. O Museu como Interface entre Cultura Local e Cultura Global. Actas do Primeiro Seminário de Investigação em Museologia dos Países de Língua Portuguesa e Espanhola, v.2, pp 274-282, 2009. | /*ref*/GABRE, Solange de Fátima. Para habitar o museu com o público infantil: uma proposta de formação colaborativa entre professoras da infância e profissionais do Museu Municipal de Arte de Curitiba. Porto Alegre: FACED/UFRGS, 2016. (Tese de Doutorado). Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2016. | /*ref*/GATTI, Bernadete Angelina; BARRETTO, Elba Siqueira de Sá. Professores do Brasil: impasses e desafios. Brasília: UNESCO, 2009. | /*ref*/HUERTA, Ricard. ¿Por qué se Necesitan las Escuelas y los Museos? In: ___. Maestros y Museos: educar desde la invisibilidade. Valencia: Universitat de Valencia, 2010. | /*ref*/IMBERNÓN, Francisco. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. 6ª edição. São Paulo: Cortez, 2006. | /*ref*/IMBERNÓN, Francisco. Formação permanente do professorado: novas tendências. São Paulo: Cortez, 2009. | /*ref*/IMBERNÓN, Francisco. Formação continuada de professores. Porto Alegre: Artmed, 2010. | /*ref*/KRAMER, Sônia. Produção Cultural e Educação: algumas reflexões críticas sobre educar com museus. In: KRAMER, Sônia; LEITE, Maria I. (Orgs.) Infância e Produção Cultural. Campinas, SP: Papírus, 1998. | /*ref*/KRAMER, Sônia. Infância, cultura contemporânea e educação contra a barbárie. Anais do Seminário Internacional da OMEP. Infância e educação infantil: reflexões para o início do século. Rio de Janeiro: Ravil, jul. 2000. pp.34-53. | /*ref*/KRAMER, Sônia. (Org). Profissionais da Educação Infantil: gestão e formação. São Paulo: Ática, 2008. | /*ref*/LEITE, Maria Isabel. Museus de Arte: espaços de educação e cultura. In: LEITE, M. I e OSTETTO, L. E. (Orgs.) Museu, Educação e Cultura: encontro de crianças e professores com a arte. Campinas, SP: Papirus, 2005. | /*ref*/LEITE, Maria Isabel. Experiência Estética e Formação Cultural: rediscutindo o papel da cidade e de seus equipamentos culturais. In: MAKOWIECKY, Sandra; OLIVEIRA, Sandra R. (Orgs.) Ensaios em Torno da Arte. Chapecó: Argos, 2008. | /*ref*/LEITE, Maria Isabel. Museu: espaço impulsionador de reconfigurações indenitárias docentes. Caderno Cedes, Campinas, v. 32, n. 88, p. 335-350, set.-dez. 2012. Disponível em: | /*ref*/LOPES, Maria. M. A Favor da Desescolarização dos Museus. Educação e Sociedade, n. 40, dezembro, 1991. | /*ref*/MARTINS, Mirian Celeste. Aprendizes da arte, mediadores e professores – olhares compartilhados? In: SANTOS, Anderson Pinheiro (Org.). Diálogos entre Arte e Público: caderno de textos. Recife: Fundação de Cultura Cidade do Recife, v.3, 2010. 136p.:il. | /*ref*/MARTINS, Mirian C; LOMBARDI, Lucia. M. S. dos S. Arte na Pedagogia e a Formação do professor para Educação Infantil e Anos Iniciais: inquietações e esperanças. Trama Interdisciplinar, São Paulo, v. 6, n. 2, p. 23-36, maio/ago. 2015. | /*ref*/MARTINS, Luciana Conrado (Org.); NAVAS, Ana. Maria.; CONTIER, Djana.; SOUZA, Maria Paula Correia de. Que Público é Esse? Formação de públicos de museus e centros culturais. São Paulo: Percebe, 2013. | /*ref*/MÖRSCH, Carmen. Contradecirse una Misma: la educación en museos y exposiciones como práctica crítica. In: CEVALLOS, Alejandro; MACAROFF, Anahi (Orgs.). Contradecirse una Misma: museos y mediación educativa crítica. Quito: Fundación Museos de la Ciudad, 2015. | /*ref*/NOGUEIRA, Monique Andries. A formação cultural de professores ou a arte da fuga. Tese (Doutorado em Educação). São Paulo: Universidade de São Paulo, 2002. | /*ref*/NOGUEIRA, Monique. Andries. Formação cultural de professores ou a arte da fuga. Goiânia: UFG, 2008. | /*ref*/NÓVOA, Antonio. Formação de professores e o trabalho pedagógico. Lisboa: Educa, 2002. | /*ref*/NÓVOA, Antonio. Professores: Imagens do futuro presente. Lisboa: Educa, 2009. | /*ref*/RODRIGO, Javier. Pedagogía Crítica y educación en museos. Marcos para una educación artística desde las comunidades. In: FERNÁNDEZ, O y DEL RÍO, V. (Eds.) Estrategias críticas para una práctica educativa en el arte contemporáneo. Valladolid: Museo Patio Herreriano, 2007. p. 118-132. | /*ref*/ROLDÃO, Maria do Céu Neves. Colaborar é preciso – Questões de qualidade e eficácia no trabalho dos professores. NOESIS. Revista Trimestral nº 71 out/dez. Dossier Trabalho Colaborativo de professores. Lisboa, 2007. | /*ref*/SANTOS, Magaly de Oliveira Cabral. Lições das Coisas (ou Canteiro de obras) – através de uma metodologia baseada na educação patrimonial. (Dissertação de Mestrado). Rio de Janeiro: DE – PUC, 1997. | /*ref*/SILVA, Silvia Maria Cintra; ALMEIDA, Célia. Maria de Castro; FERREIRA, Sueli. Apropriação cultural e mediação pedagógica: contribuições de Vigotski na discussão do tema. Psicologia em Estudo, Maringá, v. 16, n. 2, p. 219-228, abr./jun. 2011.
Direitos autorais
Direitos autorais 2019 Revista GEARTE | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
Fonte
Revista GEARTE; v. 6, n. 3 (2019): Ensino de Artes Visuais na Infância | Revista GEARTE; v. 6, n. 3 (2019): Ensino de Artes Visuais na Infância | 2357-9854
Assuntos
Educación. Formación colaborativa. Niño. Museo. Arte. | Artes Visuais; Educação | Educação. Formação colaborativa. Criança. Museu. Arte.
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion