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Fotografação
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Metadados
Descrição
A trajetória da fotografia no Brasil se conecta à maneira como se construiu uma imagem de nação. Desde a chegada da primeira tecnologia de captação de imagens ao país, há 180 anos, até o presente, em que milhares de registros digitais são feitos diariamente, o ato de fotografar e interagir com esses retratos cotidianos se modifica, revela quem somos, ajuda-nos a compreender quem pensamos ser e nos faz indagar sobre que, afinal, somos. No caminho, importantes nomes do fotojornalismo e revistas ilustradas tiveram um papel fundamental para apresentar o país a boa parte da população. Esse é o argumento central do documentário Fotografação, de Lauro Escorel (2019), que entrou em cartaz em março de 2020 e teve sua carreira cinematográfica alterada por conta da pandemia de coronavírus, sendo exibido online em sessões gratuitas. A resenha procura conectar o contexto social da estreia do filme com a própria produção e, em concordância com Escorel, considera como trunfo da longa-metragem justamente o fato de mostrar que uma câmera voltada para si nos dias de hoje pode ser uma câmera voltada para o mundo, para quem somos e para quem pensamos ser num novo processo de construção de identidades.
ISSN
1984-1191
Periódico
Colaboradores
Capes
Abrangência
América Latina | Cidades Modernas | Sociedades Complexas; Culturas Contemporâneas
Autor
Lopes Rochedo, Aline
Data
30 de setembro de 2020
Formato
Identificador
https://seer.ufrgs.br/iluminuras/article/view/103783 | 10.22456/1984-1191.103783
Idioma
Editor
Direitos autorais
Direitos autorais 2020 ILUMINURAS
Fonte
ILUMINURAS; v. 21, n. 54 (2020): Narrativas etnográficas das e nas metrópoles contemporâneas: desafios e perspectivas | 1984-1191
Assuntos
Antropologia; Antropologia Urbana; Antropologia Visual e da Imagem | Fotografia; Fotojornalismo; Cinema; Identidade | Antropologia Social
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | Pesquisa Fotográfica; História da Fotografia; Pesquisa com Imagens