Descrição
The aim of the present study was to analyse and reflect on the representations of Ana’s dances in Lavoura arcaica, literary and filmic works of Raduan Nassar e Luiz Fernando de Carvalho, respectively, using as the main theoretical reference Rudolf Von Laban. It was possible to conclude that, in the absense of verbal expression, Ana channels her desire of communication into her dances. In her first dancing manifestation, she shows marks of tradition, and in her second and last dance, the signs of rupture.||Este estudio tiene como objetivo reflexionar y analizar la representación de danzas de Ana en Lavoura Arcaica, obra literarias de Raduan Nassar, y cinematográfica de Luiz Fernando Carvalho, teniendo como uno de los principales teóricos Rudolf Von Laban. Se concluyó que, en ausencia de la expresión verbal, Ana canaliza su deseo de comunicarse a través de la danza. En su primera manifestación de baile enseña rasgos de la tradición, ya en la segunda y última danza, presenta los signos de ruptura.||Este estudo propõe refletir e analisar a representação das danças de Ana em Lavoura arcaica, obra literária de Raduan Nassar e fílmica de Luiz Fernando Carvalho, tendo como um dos principais referenciais teóricos Rudolf Von Laban. Foi possível concluir que na ausência de expressão verbal, Ana canaliza o seu desejo de comunicação em suas danças. Em sua primeira manifestação dançante exibe marcas da tradição e em sua segunda e última dança, os sinais da ruptura