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Uma outra ninfa moderna: A pin-up como uma ninfa de Aby Warburg e Georges Didi-Huberman
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Metadados
Descrição
O presente artigo aborda uma encarnação possível da ninfa de Aby Warburg e de Georges Didi-Huberman. O trabalho aborda as temporalidades da imagem da coluna Garotas do Alceu da revista O Cruzeiro. Coluna de humor e comportamento que foi editada de 1938 a 1964 em uma das revistas brasileiras de maior circulação do século XX. A coluna marcou-se por suas ilustrações assinadas por Alceu Penna. As percepções eucrônicas da imagem perpassam questões referentes a seu tempo de produção, sua reprodutibilidade, a indústria gráfica. Foram imagens envoltas em publicidades, comportamentos, morais e modas em voga em seu tempo histórico de produção. Contudo, segundo Georges Didi-Huberman, a imagem pertence ao tempo. Tempos múltiplos, impuros, heterogêneos, dialéticos, anacrônicos também perpassam a imagem em questão. As Garotas do Alceu, as pin-ups, foram aqui analisadas como ninfas. As pin-ups foram uma das marcas da imprensa do século XX e dividiram as páginas de periódicos com a guerra. As Garotas, como a ninfa moderna, que associa o belo ao trauma.
ISSN
0103-7269
Periódico
Colaboradores
CNPq
Autor
Campos, Daniela Queiroz
Data
30 de dezembro de 2017
Formato
Identificador
https://seer.ufrgs.br/PortoArte/article/view/56421 | 10.22456/2179-8001.56421
Idioma
Editor
Relação
https://seer.ufrgs.br/PortoArte/article/view/56421/46863 | https://seer.ufrgs.br/PortoArte/article/downloadSuppFile/56421/30359 | https://seer.ufrgs.br/PortoArte/article/downloadSuppFile/56421/30360 | https://seer.ufrgs.br/PortoArte/article/downloadSuppFile/56421/30361 | https://seer.ufrgs.br/PortoArte/article/downloadSuppFile/56421/30362 | /*ref*/AGAMBEM, Giorgio. Ninfas. Tradução Antonio Gimeno Cuspinera. Valência: Pré-textos, 2010. DEBRAY, Régis. Vida e morte da imagem. Petrópolis, Vozes, 1993. DIDI-HUBERMAN, Georges. A imagem sobrevivente. História da arte e tempo dos fantasmas segundo Aby Warburg. Tradução Vera Ribeiro. Rio de Janeiro: Contraponto, 2013a. DIDI-HUBERMAN, Georges. Atlas: ¿Cómo llevar el mundo a cuestas? Texto de apresentação escrito por Georges Didi-Huberman no floolder da exposição homônima realizada no Museu Reina Sofia, Madri, Março de 2011. DIDI-HUBERMAN, Georges. Blanc soucis. Paris: Minuit, 2013c. DIDI-HUBERMAN, Georges. Cascas. In: Revista Serrote.Volume 13. São Paulo: Instituto Moreira Salles, 2013b. DIDI-HUBERMAN, Georges. Imágenes pense a todo: memoria visual del Holocausto. Barcelona: Ediciones Paidós Ibérica, 2004. DIDI-HUBERMAN, Georges. Ninfa Moderna. Essai sur le drape tombe. Paris: Gallimard, 2002. DIDI-HUBERMAN, Georges. Imágenes pense a todo: memoria visual del Holocausto. Barcelona: Ediciones Paidós Ibérica, 2004. DIDI-HUBERMAN, Georges. La pintura encarnada. Valencia: Universidad Politécnica de Valencia, 2007. DIDI-HUBERMAN, Georges. La ressemblance par contact. Archéologie, anachronisme et modernité de l’empreinte. Paris : Les Éditions Minuit, 2008. DIDI-HUBERMAN, Georges. Las condition des images par Didi-Huberman. IN: AUGÉ, Marc; DIDI-HUBERMAN, Georges; ECO, Umberto. L’experience des images. Paris: L’eu editions, 2011. DIDI-HUBERMAN, Georges. Ouvrir Venus. Nudité, rêve, cruauté. Paris: Éditions Gallimard, 1999. DIDI-HUBERMAN, Georges. O que vemos, o que nos olha. São Paulo: Editora 34, 2010. DIDI-HUBERMAN, Georges. Sobrevivência dos vaga-lumes. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2011. P.119. DIDI-HUBERMAN, Georges. Venus rajada. Buenos Aires: Editorial Losada, 2005. SISSA, Giulia. Sexe et sensualité. La culture érotique des anciens. Paris: Odile Jacob, 2003. WARBURG, Aby. Atlas Mnemosyne. Madrid: Impresos Cofás S.A. 2010. WARBURG, Aby. A renovação da Antiguidade pagã. Contribuições científico-culturais para a história do Renascimento europeu. Rio de Janeiro: Editora Contraponto, 2013. WARBURG, Aby. Imagens da região dos índios pueblos na América do Norte. IN: Revista Concinnitas: artes, cultura e pensamento. Ano 6, Volume 1, Número 8. Rio de Janeiro: UERJ, julho de 2005. WARBURG, Aby. El Renacimiento del paganismo. Aportaciones a la historia cultural del Renacimiento europeo. Madrid: Alianza Editorial, 2005. YATES, Frances Amélia. A arte da memória. Campinas: Editora da Unicamp, 2007.
Direitos autorais
Direitos autorais 2017 Daniela Queiroz Campos | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
Fonte
PORTO ARTE: Revista de Artes Visuais; v. 22, n. 36 (2017): DOSSIÊ: MODOS DE ABORDAGEM DA ARTE | 2179-8001
Assuntos
História da arte; Artes; | Imagem. Ninfa. Memória. Anacronismo. pin-up. | Artes
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion