-
Oscillations between micro and macrohistory in the photography of André Penteado
- Voltar
Metadados
Descrição
AbstractThis article discusses the reconstruction of memory through two photographic books by São Paulo artist André Penteado, respectively O Suicídio de meu pai (2007-2014) and Cabanagem (2015). If in the first work the artist proposes relations focused more on the autobiographical and on the micronarrative regarding the taboos about suicide and individual suffering, in the second, he offers us a broader discussion of the elements that anchor the historical erasures related to violence and collective suffering.ResumoEste artigo aborda a reconstrução da memória através de dois livros fotográficos do artista paulistano André Penteado, respectivamente O Suicídio de meu pai (2007-2014) e Cabanagem (2015). Se no primeiro trabalho o artista propõe relações mais voltadas para o autobiográfico e o micronarrativo, no que concerne aos tabus sobre o suicídio e o sofrimento individual, no segundo, ele nos oferece uma discussão mais ampla sobre os elementos que ancoram os apagamentos históricos relacionados à violência e ao sofrimento coletivo.
ISSN
0103-7269
Periódico
Autor
Santos, Alexandre
Data
30 de novembro de 2019
Formato
Identificador
https://seer.ufrgs.br/PortoArte/article/view/98254 | 10.22456/2179-8001.98254
Idioma
Editor
Relação
https://seer.ufrgs.br/PortoArte/article/view/98254/54841 | /*ref*/BRASSAÏ. Paris la nuit. Paris: Flammarion, 2011. | /*ref*/COLEMAN, A.D., “El método dirigido”, in: RIBALTA, Jorge (ed.). Efecto real: debates pós-modernos sobre fotografia. Barcelona: Editorial Gustavo Gili, 2004. | /*ref*/DIDI-HUBERMAN, Georges. Sobrevivência dos vaga-lumes. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2011. | /*ref*/FOUCAULT, Michel. História da sexualidade: o cuidado de si. Rio de Janeiro: Graal, 1985. | /*ref*/FOUCAULT, Michel. A ordem do discurso: aula inaugural no Collège de France, pronunciada em 2 de dezembro de 1970. 20ª ed. São Paulo: Edições Loyola, 2010. | /*ref*/FRIZOT, Michel.” “Fotografia”, um destino cultural”, in: SANTOS, Alexandre & CARVALHO, Ana Maria Albani de. (orgs.). Imagens: arte e cultura. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2012. | /*ref*/LEMAGNY, Jean-Claude. L´ombre et le temps: essais sur la photographie comme art. Paris: Nathan, 1992. | /*ref*/PENTEADO, André. O suicídio de meu pai. São Paulo: Ed. do Autor, 2014. | /*ref*/PENTEADO, André. Cabanagem. São Paulo: Editora Madalena/Editora Terceiro Nome, 2015. | /*ref*/RANCIÈRE, Jacques. A partilha do sensível: estética e política. São Paulo: EXO experimental org/Editora 34, 2009. | /*ref*/SELIGMAN-SILVA. “Ficção e imagem, verdade e história: sobre a poética dos rastros”, in: GERALDO, Sheila Cabo (org.) Fronteiras: arte, imagem e história. Rio de Janeiro: Banco do Azougue, 2014. | /*ref*/SIGNORINI, Roberto. A arte do fotográfico: os limites da fotografia e a reflexão teórica nas décadas de 1980 e 1990. São Paulo: Ed. WMF Martins Fontes, 2014. | /*ref*/SONTAG, Susan. Sobre fotografia. São Paulo: Companhia das Letras, 2004. | /*ref*/TAGG, John. El peso de la representación. Barcelona: Editorial Gustavo Gili, 2005.
Direitos autorais
Direitos autorais 2019 Alexandre Santos | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
Fonte
PORTO ARTE: Revista de Artes Visuais; v. 24, n. 42 (2019): DOSSIÊ: Apagamentos da memória na arte | 2179-8001
Assuntos
Artes; Artes Visuais; História da Arte; Teoria e Crítica de Arte; Arte Contemporânea; Poéticas Visuais; | André Penteado; Photography; Photographic book; Memoir; Contemporary art. | Arte. Crítica de arte. História da arte.
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | "Avaliado pelos pares", "Artigo não avaliado pelos pares",