-
The reactivation of silent memories in the work of Patrícia Francisco
- Voltar
Metadados
Descrição
AbstractRevisiting the past of social and cultural processes has been one of the ways contemplated by certain contemporary artistic practices. And for this, research in archives has been fundamental to elaborate a critical-aesthetic reflection. The text addresses the poetry of artist Patrícia Francisco, who seeks to reactivate the silenced memories of the enslaved, through works materialized in photographs, video performances, objects and installations. Thinking about memory and forgetting are important vectors that can contribute to the awareness that atrocities will not happen again.ResumoRevisitar o passado de processos sociais e culturais tem sido um dos caminhos contemplados por determinadas práticas artísticas contemporâneas. E para tal, pesquisas em arquivos têm sido fundamental para elaborar uma reflexão crítico-estética. O texto aborda a poética da artista Patrícia Francisco que procura reativar as memórias silenciadas dos escravizados, por meio de obras materializadas em fotografias, em vídeo performances, objetos e instalações. Pensar sobre a memória e o esquecimento são vetores importantes que podem contribuir para conscientização de que atrocidades não voltarão a acontecer.
ISSN
0103-7269
Periódico
Autor
Ribeiro, Niura
Data
25 de novembro de 2019
Formato
Identificador
https://seer.ufrgs.br/PortoArte/article/view/98281 | 10.22456/2179-8001.98281
Idioma
Editor
Relação
https://seer.ufrgs.br/PortoArte/article/view/98281/54859 | /*ref*/ALPHEN, Ernest van. Escenificar el archivo, arte y fotografia en la era de los nuevos medios. Salamanca: Ediciones Universidad de Salamanca, 2014. | /*ref*/BAQUÉ, Dominique. La photographie plasticienne. Paris: Éditions du Régard, 1998. | /*ref*/CONDURU, Roberto. Arte Afro- Brasileira. Belo Horizonte: C/Arte, 2007. | /*ref*/ELKINS, James. História da Arte e imagens que não são arte. Revista Porto Arte: Porto Alegre, v. 18, n. 30, maio/2011. | /*ref*/FRANCISCO, Patrícia. Entrevista concedida à autora em 05 de julho de 2019. | /*ref*/FRANCISCO, Patrícia. O Mar e a escravidão. Projeto de Doutorado, Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2017. | /*ref*/GUASCH, Ana María. Arte y Archivo, 1920-2010, genealogias, tipologias y discontinuidades. Madrid, Ediciones Akal, 2011. | /*ref*/HUTCHEON, Linda. Poética do Pós-Moderno. Rio de Janeiro: Imago,1991. | /*ref*/HUYSSEN, Andreas. Culturas do passado-presente, modernismos, artes visuais da memória. Rio de Janeiro: Contraponto: Museu de Arte do Rio, 2014. | /*ref*/HUYSSEN, Andreas. Seduzidos pela memória, arquitetura, monumentos, mídia. Rio de Janeiro: Aeroplano, 2000. | /*ref*/ROUILLÉ, André. A fotografia, entre documento e a arte contemporânea. São Paulo: Editora SENAC, 2009. | /*ref*/TAGG, John. El peso de la representation. Barcelona: Gustavo Gilli, 2005.
Direitos autorais
Direitos autorais 2019 Niura Ribeiro | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
Fonte
PORTO ARTE: Revista de Artes Visuais; v. 24, n. 42 (2019): DOSSIÊ: Apagamentos da memória na arte | 2179-8001
Assuntos
Art; | Photography. Memory. Forgetfulness. Enslaved. Identity | Arte. Crítica de arte. História da arte.
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | "Avaliado pelos pares", "Artigo não avaliado pelos pares",