-
Contributions of Charles S. Peirce to Creative Thinking.
- Voltar
Metadados
Descrição
The thought of Charles S. Peirce can provide new keys for the study of creativity. It is possible to argue, based on the pragmatism that Peirce defended, that there is a formof reasoning that joins logical soundness and imagination. Peirce’s scientific method, whose power lies in a logical operation called abduction, provides important clues to better understand how we make new discoveries, how we embody new ideas in creations and, ultimately, how we think more creatively and effectively. Resumo O pensamento de Charles S. Peirce pode fornecer novas chaves para o estudo da criatividade. É possível argumentar, com base no pragmatismo defendido por Peirce, que existe uma forma de raciocínio que une solidez lógica e imaginação. O método científico de Peirce, cujo poder está em uma operação lógica chamada abdução, fornece pistas importantes para entender melhor como fazemos novas descobertas, como incorporamos novas ideias em criações e, em última análise, como pensamos de forma mais criativa e eficaz.
ISSN
0103-7269
Periódico
Autor
Barrena, Sara
Data
6 de outubro de 2019
Formato
Identificador
https://seer.ufrgs.br/PortoArte/article/view/97215 | 10.22456/2179-8001.97215
Idioma
Editor
Relação
https://seer.ufrgs.br/PortoArte/article/view/97215/54357 | /*ref*/BODEN, M. (1999). “Computer Models of Creativity.” En Sternberg, R. (ed.), Handbook of Creativity, (pp. 351-371). Cambridge: Cambridge University Press. | /*ref*/CHIASSON, P. (2001). Peirce’s Pragmatism: The Design for Thinking. Amsterdam: Rodopi. | /*ref*/CUFFARO, H. K. (1995). Experimenting with the World: John Dewey and the Early Childhood Classroom. Nueva York: Columbia University Press. | /*ref*/DEWEY, J. (1969-1991). The Collected Works of John Dewey 1882-1953, Later Works (vol. 8). Carbondale: Southern Illinois University Press. | /*ref*/GHISELIN, B. (1954). The Creative Process. A Symposium. Berkeley: University of California Press. | /*ref*/HAUSMAN, C. R. (1987). “Philosophical Perspectives on the Study of Creativity.” En Isaksen, S. (ed), Frontiers of Creativity Research: Beyond the Basics, (pp. 380-388). Buffalo: Bearly. | /*ref*/HULL, K. (1994). “Why Hanker after Logic: Mathematical Imagination, Creativity and Perception in Peirce’s Systematic Philosophy.” Transactions of the Charles S. Peirce Society, XXX (2), 271-295. | /*ref*/PEIRCE, C. S. (1931-58). Collected Papers, vols. 1-8, C. Hartshorne, P. Weiss y A. W. Burks (eds.). Cambridge: Harvard University Press. (CP) Como sempre, CP é seguido pelo volume e a numeração dos parágrafos. | /*ref*/PEIRCE, C. S. (1978). C. S. Peirce Papers, 32 rolos de microfilmes dos manuscritos conservados na biblioteca Houghton, Cambridge, Harvard University Library, Photographic Service. (MS) | /*ref*/PEIRCE, C. S. (1992). Reasoning and the Logic of Things. The Cambridge Conference Lectures of 1898, K. L. Ketner (ed.). Cambridge: Harvard University Press. (RLT) | /*ref*/SINGER, J. L. (1999). “Imagination.” En Runko, M. A y Pritzker, S. R. (eds.), Encyclopedia of Creativity, pp. 13-26. San Diego: Academic Press.
Direitos autorais
Direitos autorais 2019 Sara Barrena | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
Fonte
PORTO ARTE: Revista de Artes Visuais; v. 24, n. 41 (2019): DOSSIÊ: ARTE E SEMIÓTICA | 2179-8001
Assuntos
Artes; Semiótica; | Peirce. Creativity. Abduction. Method. Imagination. | Artes. Semiótica.
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | "Avaliado pelos pares", "Artigo não avaliado pelos pares",