-
Arte e legitimação: do discurso à retórica ideológica
- Voltar
Metadados
Descrição
Os circuitos de legitimação artística têm vindo a ser modificados e substituídos por novos intervenientes e novas agências. Por um lado, pode-se elencar a "estética relacional", e o descentramento observado no "altermodernismo" (Nicolas Bourriaud). Por outro lado, o papel modernista das academias e as respetivas inércias de reação às vanguardas cederam há décadas o seu lugar a um "paradigma Bolonha" de aprendizagem ao longo da vida, a par com o fortalecimento das competências discursivas, quer de alunos quer de professores (a articulação puzzle entre licenciaturas, mestrados e doutoramentos). No campo dos públicos, a sua inclusão como suporte relacional veio a criar novas plataformas de interação e de instituição social, assentes em fórmulas informais e mais interativas: as associações, os coletivos, os jovens curadores. Todo este movimento pode ser enquadrado na chamada "viragem educativa" que se caracteriza por se centrar no público e na sua criação - ou educação - recorrendo às instituições de salvaguarda (museus, serviços educativos, fundações), ou também às escolas e institutos de arte (a formação ao longo da vida dos profissionais artistas, ou ainda aos novos agentes (as cidades, as residências artísticas, as intervenções no poder local).
ISSN
0103-7269
Periódico
Colaboradores
Universidade de Lisboa, Faculdade de Belas-Artes, Centro de Investigação e Estudos em Belas-Artes (CIEBA).
Autor
Queiroz, João Paulo
Data
30 de dezembro de 2017
Formato
Identificador
https://seer.ufrgs.br/PortoArte/article/view/76390 | 10.22456/2179-8001.76390
Idioma
Editor
Relação
https://seer.ufrgs.br/PortoArte/article/view/76390/46867 | /*ref*/ARDENNE, Paul. Un arte contextual: creación artística en medio urbano, en situación, de intervención, de participación. Murcia: Cendeac. 2006. ISBN: 84-96299-40-6. BOURDIEU, Pierre. "Sobre o poder simbólico". In: BOURDIEU, Pierre. O Poder Simbólico. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, p.07-16, 2001. BOURRIAUD, Nicolas. (Ed.) AlterModern: at Tate Britain, Tate Triennial. London: Tate Modern, 2009. ISBN: 9781854378170. BOURRIAUD, Nicolas. Estética Relacional. São Paulo. Martins Fontes, 2009. ISBN 978-85-99102-97-8. CATTANI, Icleia Borsa. Mestiçagens na arte contemporânea. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2007. CORONA, Marilice. Território partilhado: cruzamento de linguagens, espaço de reflexão." PORTO ARTE. Porto Alegre: PPGAV/UFRGS, v. 21, n. 35, maio 2016, pp 91-101. CUNHA, Eduardo Figueiredo Vieira da. Fioravante and the emptiness: the drawing as strategy of absence. Estúdio, Lisboa , v. 7, n. 16, p. 42-48, dez. 2016. Disponível em . acessos em 11 set. 2017. FOUCAULT, Michel. História da Sexualidade I: a vontade de saber. Lisboa: Relógio de Água, 1994. ISBN: 9789727082407 FRADE, Isabela Nascimento. O barato da arte na praça: o artesanato na feira hippie de Ipanema. Dissertação de Mestrado. São Paulo: Escola de Comunicação e Artes, USP, 1994. GARCÍA CANCLINI, Néstor. La sociedad sin relato: Antropología y estética de la inminencia. Buenos Aires, Madrid: Katz Editores. (2010) ISBN 978-987-1566-30-3. GOMES, Paulo César Ribeiro. Pinturas encadernadas ou pinturas enquanto livros. Estúdio, Lisboa , v. 3, n. 6, p. 115-123, dez. 2012 . Disponível em . acessos em 11 set. 2017. HALL, Stuart. Encoding / decoding. In In: HALL, D. HOBSON, A. LOWE, & P. WILLIS (eds). Culture, Media, Language: Working Papers in Cultural Studies, 1972–79. Pp. 128-38. 1980. Disponível em URL: http://www.hu.mtu.edu/~jdslack/readings/CSReadings/Hall_Encoding-n-Decoding.pdf HUERTA, R. Educación artística, derechos humanos y diversidad sexual. In HUERTA, R. y ALONSO-SANZ, A. (Eds.), Educación Artística y Diversidad Sexual (pp. 23-42). Valencia: Servicio de Publicaciones de la Universidad de Valencia, 2015. ISBN 978-84-370-9707-7. LEWIN, Kurt. Forces behind food habits and methods of change. Bulletin of the National Research Council. 108:35–65. (1942) MARTÍN-BARBERO, Jesús. Nuevas claves de la visibilidad social y la creatividad (seminario). Bogotá: Universidad Javeriana, Seminario de posgrado. 2003 [Consult. 2016-02-24] Disponível em URL: http://pt.scribd.com/doc/19241339/Seminario-Arte-comunicacion-y-tecnicidad MARTINS, C. S., & ALMEIDA, C. Que sentido para a investigação em educação artística senão como prática política?. Educação, Sociedade & Culturas, (40) 2013. MEANA, J. C.. El espacio entre las cosas, Arte y Estética. Diputacion de Pontevedra, 2001. NICOLAIEWSKY, Alfredo. De Película: As narrativas fotográficas de Vera Chaves Barcellos. Estúdio, Lisboa , v. 3, n. 5, p. 316-320, jun. 2012 . Disponível em . acessos em 10 set. 2017. NUNES, Ana Luísa Ruschel. História da Arte e desenvolvimento do pensamento estético da criança: uma aprendizagem significativa. Revista Práxis Educativa, 5(1) 2010. O'DOHERTY, Brian. No interior do cubo branco: a ideologia do Espaço da Arte. São Paulo: Martins Fontes. 2002. ISBN:8533616864 OLIVEIRA, Ronaldo Alexandre, & STRATICO, Fernando A. Histórias do sujeito e formação em arte. DOI 10.5212/PublicatioHuma.v.21i2.0005. Publicatio UEPG: Ciências Humanas, Linguistica, Letras e Artes, 21(2). 187-95. (2013) O'NEIL, Paul & WILSON, Mick (Ed.) Curating and the Educational Turn. London: Open Editions. 2010. ISBN 978-0-949004-18-5 PILLAR, Analice Dutra. Leitura e releitura. A educação do olhar no ensino das artes, 3, 9-22. (1999) QUEIROZ, João Paulo. Discursos da Arte em Mudança. In CIRILLO, José & GRANDO, Ângela (Ed.) O Sabor da sua Saliva é Sonoro: reflexões sobre o processo de criação nas artes. São Paulo: Intermeios Casa de Livros. Pp.148-157. 2013. ISBN: 978-85-64586-44-4 QUEIROZ, João Paulo. Educação artística, casos e realidades: ’infirmitati,’ ou a fraqueza analógica. In Novos Lugares para a Educação Artística: O V Congresso Matéria-Prima. Lisboa: Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa & Centro de Investigação e Estudos em Belas-Artes. (2016) 735 pp. ISBN: 978-989-8771-44-5. Pp 379-86. Disponível em http://congressomateria.fba.ul.pt/actas_2016.pdf RADULESCU DE BARRIO, Mihaela. Personajes y escenarios en las performances de Elena Tejada. Revista Estúdio, Artistas sobre outras obras. 8(20). 2017. RANCIÈRE, Jacques. O espectador emancipado. Lisboa: Orfeu Negro. 2010. ISBN: 978-989-8327-06-2 RIZZI, C., PIRAS, F., & MARANGOLO, P. Top-down projections to the primary visual areas necessary for object recognition: A case study. Vision research, 50(11), 1074-85. 2010. SALVATORI, Maristela. O múltiplo em publicações de artistas: Röhnelt, Cattani e Mutran. Revista Estúdio, Lisboa, v. 7, n. 16, p. 34-41, dez. 2016. Disponível em . acessos em 10 set. 2017. SHOEMAKER, Pamela J.; VOS, Tim P. Gatekeeping Theory. New York: Routledge, 2009. ISBN 0415981395 TOURINHO, Irene. Transformações no ensino da Arte: algumas questões para uma reflexão conjunta. In BARBOSA, Ana Mae. Inquietações e mudanças no ensino da arte. 2ª Ed. São Paulo: Cortez. 2003. VERÓN, Eliseo. A produção do sentido. São Paulo: Cultrix, 1980. VERÓN, Eliseo. Esto no es un libro. Barcelona: Editorial Gedisa S.A. 1999.
Direitos autorais
Direitos autorais 2017 João Paulo Queiroz | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
Fonte
PORTO ARTE: Revista de Artes Visuais; v. 22, n. 36 (2017): DOSSIÊ: MODOS DE ABORDAGEM DA ARTE | 2179-8001
Assuntos
Artes; Artes Visuais; Arte Contemporânea; Poéticas Visuais; | Educational turn. Alter Modern. Viragem educativa. Arte e Revolução. Curadoria. | Arte Contemporânea.
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion