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Imagens no presídio e as poses de “joinha” – Estamos todos bem
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Metadados
Descrição
O trabalho apresenta uma análise das imagens produzidas a partir de oficinas defotografia realizadas em dois presídios localizados em Porto Alegre. A partir denoções trazidas por Catherine Tambrun sobre a impossibilidade do agente externo fotografar nesses ambientes, pretende discutir que especificidades apresentam as Imagens feitas pelos próprios presos, contrapondo noções de imagens da prisão e aprisionamentos da imagem e, ao mesmo tempo, as aproximando de discussões sobre as vidas precárias trazidas por Judtih Butler.AbstractThis article discusses the reconstruction of memory through two photographic This study analyzes images produced during photography workshops that took place in two prisons, located in Porto Alegre/Brazil; the attendees were comprised of groups of inmates. For Catherine Tambrun, it is impossible for an external agent to photograph these places. Her concepts were used to highlight what specifics were present in the images approximating them to discussions brought forth by Judith Butler with respect to precarious lives, in opposition to general notions of prison images and the imprisonment of images.
ISSN
0103-7269
Periódico
Autor
Dutra, Flavio Fontana
Data
30 de dezembro de 2019
Formato
Identificador
https://seer.ufrgs.br/PortoArte/article/view/105111 | 10.22456/2179-8001.105111
Idioma
Editor
Relação
https://seer.ufrgs.br/PortoArte/article/view/105111/57517 | /*ref*/ABREU, S. R. Autorretrato: inventando a si mesmo. Anpap – Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas (Anais). Disponível em [Acesso em: 20 ago. 2019]. | /*ref*/AMADOR, F.S. e FONSECA, T.M.G. (2014). Entre prisões da imagem e imagens da prisão. Psicologia e Sociedade, 26(1), 74-82. | /*ref*/BUTLER, J. Vida precária. Contemporânea – Revista de Sociologia da UFSCar. São Carlos, Departamento e Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UFSCar, 2011, n.1, p. 13- 33. | /*ref*/DIDI-HUBERMAN, G. Arde la Imagen: Cidade do México: Televisa, 2013. | /*ref*/DO RIO, J. A Alma Encantadora das Ruas. Companhia de Bolso: São Paulo, 2008. | /*ref*/FABRIS, A. Identidades Sequestradas. O fotográ co. Org.: Etienne Samain. Editora Senac: São Paulo, 1998. | /*ref*/JEHA, S. Cicatrizes que falam. Revista ZUM, n. 16. São Paulo: IMS, 2019. | /*ref*/LINS, C. O Documentário de Eduardo Coutinho: televisão, cinema e video. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2004. | /*ref*/RENNÓ, R. “Cicatriz – Fotogra as do Museu Penitenciário e textos do Arquivo Universal”. IN: Discursos sediciosos – Crime, direito e sociedade, n. 4. Rio de Janeiro: Instituto Carioca de Criminologia, 1998, p. 15-20.
Direitos autorais
Direitos autorais 2019 Flavio Fontana Dutra | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
Fonte
PORTO ARTE: Revista de Artes Visuais; v. 24, n. 42 (2019): DOSSIÊ: Apagamentos da memória na arte | 2179-8001
Assuntos
Artes; | Fotogra a. Imagem. Prisão. Autorrepresentação. Aprisionamento. | Arte
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion