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Testemunho: entre a oralidade e a visualidade
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Metadados
Descrição
O presente artigo apresenta uma discussão sobre a importância do testemunho visual, tendo por base a querela iniciada com a exposição “Memória dos campos. Fotografias dos campos de concentração e extermínio nazistas de 1933-1999”, apresentada em Paris em janeiro de 2001. As reflexões propostas aqui têm por objetivo discutir as diferentes perspectivas e abordagens sobre os testemunhos como processo de ressignificação do trauma, de modo a ressaltar as disputas entre os processos de depoimentos orais e produções pictóricas. AbstractThis article presents a discussion on the importance of visual testimony, based on the dispute that started with the exhibition “Memoir of the Camps. Photographs of Nazi concentration and extermination camps, 1933-1999”, presented in Paris in January 2001. The reflections proposed here aim to discuss the different perspectives and approaches on the testimonies as a process of resignification of trauma, in order to emphasize the disputes between the processes of oral statements and pictorial productions.
ISSN
0103-7269
Periódico
Autor
Coelho, Tiago da Silva
Data
5 de junho de 2021
Formato
Identificador
https://seer.ufrgs.br/PortoArte/article/view/108840 | 10.22456/2179-8001.108840
Idioma
Editor
Relação
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Direitos autorais
Direitos autorais 2021 Tiago da Silva Coelho | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
Fonte
PORTO ARTE: Revista de Artes Visuais; v. 26, n. 45 (2021): AHEAD OF PRINT (DOSSIÊ ARTE E TRAUMA) | 2179-8001
Assuntos
História da Arte; Fotografia; Visualidade | Testemunho. Oralidade. Visualidade. Trauma.
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion