Descrição
Este trabalho pretendeu demonstrar que o sentido formulado com os recursos da canção popular provém simultaneamente de suas faces lingüística e melódica. A partir da análise da composição “Fora da Ordem”, de Caetano Veloso, verificou-se que tanto as situações de precipitação e atropelo quanto os sinais de um certo arranjo natural dos conteúdos expressos pela letra migram para o setor melódico da canção, onde recebem um reforço dos tratamentos entoativo e musical. Em outros termos, este artigo sugere que, por meio de técnicas particulares de organização, letra e melodia revezam-se para garantir à canção o seu sentido homogêneo.||This work aimed to demonstrate that the sense formulated with popular song resources comes simultaneously from its linguistic and melodic components. From the analysis of the song “Fora da Ordem”, by Caetano Veloso, it was possible to verify that both the situations of precipitation and haste as well as the signs of a certain arrangement of the lyric contents shift to the melodic sector of the song where they are reinforced by intonation and musical treatments. In otherwords, this article suggests that, thanks to particular arrangement techniques, lyrics and melody alternate themselves in such a way to ensure to the song its homogeneous sense.