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A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NA REDE ESTADUAL DO RIO GRANDE DO NORTE: EM BUSCA DA CONSOLIDAÇÃO||PROFESSIONAL EDUCATION IN THE RIO GRANDE DO NORTE STATE NETWORK: IN SEARCH OF CONSOLIDATION
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Metadados
Descrição
A temática deste estudo é a educação profissional. O objetivo é desvelar os avanços promovidos pela Rede Estadual de Educação do Rio Grande do Norte a fim de expandir e consolidar essa oferta educacional. Metodologicamente, trata-se de uma abordagem qualitativa, subsidiada por pesquisa bibliográfica, apoiando-se em autores tais como Kuenzer (2009), Manfredi (2002), Nascimento (2019) e Silva, K. (2017), entre outros, e pesquisa documental (Leis, decretos e resoluções). Aborda-se os aspectos históricos da educação profissional na Rede Estadual de Educação do Rio Grande do Norte, a fim de situar as ações governamentais para essa modalidade, e o Programa Brasil Profissionalizado (PBP) na Rede Estadual de Educação do Rio Grande do Norte, como indutor da expansão e consolidação dessa oferta. Os resultados apontam que, historicamente, as ações governamentais nesse campo epistêmico foram tímidas e acompanharam o movimento do Governo Federal, tanto em relação ao tipo de oferta dos cursos técnicos quanto a sua desobrigação, em consonância com a legislação; que o PBP contribuiu decisivamente para a retomada e expansão da educação profissional na Rede Estadual de Educação do Rio Grande Norte; e que o governo do Estado vem envidando esforços para a sua consolidação.||The theme of this study is professional education. The objective is to reveal the advances promoted by the State Education Network of Rio Grande do Norte in order to expand and consolidate this educational offer. Methodologically, it is a qualitative approach, supported by bibliographical research, based on authors such as Kuenzer (2009), Manfredi (2002), Nascimento (2019) and Silva, K. (2017), among others, and documentary research (Laws, decrees and resolutions). We focus on the historical aspects of professional education in the State Education Network of Rio Grande do Norte, in order to locate the government actions for this modality, and the Brazil Professionalized Program (PBP) in the State Education Network of Rio Grande do Norte, as an inducer of the expansion and consolidation of this offer. The results indicate that, historically, governmental actions in this epistemic field have been timid and have followed the movement of the Federal Government, both in relation to the type of offer of technical courses as well as their disengagement, accordingly to the legislation; that the PBP contributed decisively to the resumption and expansion of professional education in the State Education Network of Rio Grande Norte, and that the State government has been making efforts to consolidate it.
ISSN
1807-1600
Periódico
Colaboradores
Não houve financiamento
Autor
Silva, José Moisés Nunes da | Nascimento, Suerda Maria Nogueira do | Ramos, Maria da Conceição Pereira
Data
1 de julho de 2020
Formato
Identificador
http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/10053 | 10.15628/holos.2020.10053
Idioma
Direitos autorais
Direitos autorais 2020 HOLOS | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
Fonte
HOLOS; v. 4 (2020); 1-17 | 1807-1600
Assuntos
Educação; Educação Profissional. | Educação profissional; Rede Estadual de Educação do Rio Grande do Norte; Programa Brasil Profissionalizado. | Professional education; State Education Network of Rio Grande do Norte; Brazil Professional Program.
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion