Descrição
Pretende-se investigar as relações entre beleza, sofrimento e dor na Ginástica Rítmica (GR). Compreende-se que as construções de beleza, sofrimento e dor entremeiam-se numa complexa trama de sentidos: o corpo, fazendo com que ginasta e coreografia se constituam como uma obra de arte minuciosamente lapidada. Esta investigação possui como questão de estudo: Que referenciais para pensar a educação, inerentes à formulação da beleza na GR, emergem enquanto reflexões a partir do sofrimento e da dor? Deseja-se, a partir da abordagem fenomenológica, refletir sobre a preparação de ginastas da Ginástica Rítmica para competições esportivas buscando observar, descrever e compreender a constituição da beleza na GR, enquanto esporte de natureza artística, considerando o sofrimento e a dor como elementos que a permeiam, mas que também se reverberam numa dimensão existencial e trazem referenciais para Educação. Para tanto, o presente artigo encontra-se no formato de ensaio teórico organizado a partir de dois eixos de reflexão: Sofrimento e dor que produzem beleza e Reflexões para a educação.