-
INDICADORES PARA A QUALIDADE SOCIAL EM EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO CONTEXTO DA DIVERSIDADE: HORIZONTES E ADVERSIDADES
- Voltar
Metadados
Descrição
O presente artigo é resultado de pesquisa desenvolvida com fomento do edital universal 2011 do CNPq, visando à construção de indicadores da qualidade educativa para a educação de jovens e adultos no contexto da diversidade, tendo como parâmetro os índices e os indicadores oficiais, bem como aqueles decorrentes das ofertas dos sistemas oficiais de educação – estado e municípios –, além dos programas e projetos desenvolvidos em espaços escolares e não escolares, em municípios da Região do Mato Grande norte-rio-grandense. Para a realização dos estudos, adotamos alguns procedimentos teórico-metodológicos, como a revisão bibliográfica, consulta em banco de dados oficiais, como o IBGE, análise documental, produção de fotografias, notas de campo e aplicação de questionário aberto junto às Secretarias Municipais de Educação de alguns municípios da região do Mato Grande que trabalham com a EJA. Em que pese reconhecer os avanços, como a ampliação das ofertas e a implementação de programas e projetos, como o Brasil Alfabetizado, os índices e os indicadores da investigação mostram que as iniciativas governamentais e não governamentais voltadas para a EJA no Brasil e na região do Mato Grande ainda não promovem os resultados esperados, sendo muitas vezes descontínuas e tendo o caráter compensatório. A realização da pesquisa permitiu, assim, a produção do conhecimento acerca da construção de indicadores sociais para a educação de jovens e adultos em espaços escolares e não escolares diversos, além de ter instigado a reflexividade em torno dos desafios e das possibilidades para vislumbrarmos a qualidade social da educação como um princípio de direito que deve ser garantido pelo Estado brasileiro, tema que vem permeando intensa e tensamente os debates na atual agenda da política educacional.
ISSN
1807-1600
Periódico
Colaboradores
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq.
Autor
Azevedo, Márcio Adriano | Tavares, Andrezza Maria B. do Nascimento | Maia, Sônia Cristina Ferreira | Queiroz, Maria Aparecida de
Data
8 de fevereiro de 2015
Formato
Identificador
http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/2523 | 10.15628/holos.2014.2523
Idioma
Direitos autorais
Direitos autorais 2016 HOLOS | http://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0
Fonte
HOLOS; v. 6 (2014); 175-189 | 1807-1600
Assuntos
Educação - Educação de jovens e adultos. | Indicadores sociais, educação e diversidade, educação de jovens e adultos, qualidade social.
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion