Descrição
Este artigo, objetiva refletir sobre o lugar das práticas de leitura no ensino médio da Educação de Jovens e Adultos, no contexto de uma didática da leitura que favoreça o diálogo autor-texto-leitor-mundo. Para isso, desenvolvemos uma investigação qualitativa e do tipo colaborativa, que nos possibilitou identificar quais textos e práticas de leitura são mais recorrentes nas aulas de Língua Portuguesa, de modo a ponderarmos acerca do lugar da leitura no contexto pesquisado. Como aporte teórico dialogamos com Antunes (2003), Bakhtin (2009), Geraldi (1986; 2010), Larrosa (2013; 2014), Marcuschi (2008), Petit (2010), Koch e Elias (2006). Os resultados mostram que há uma recorrência de práticas de leitura na escola, embora se faça necessário entendê-la como construtoras se sentidos pelo leitor, e possibilitar um diálogo maior com a diversidade de gêneros textuais que circulam nas práticas sociais, assumindo-se o desafio de pensarmos no desdobramento de uma didática da/para leitura.