-
A mediação da leitura literária em sala de aula: um instrumento de empoderamento||La mediación de una lectura literaria en el aula: un instrumento de empoderamiento
- Voltar
Metadados
Descrição
Este artigo tem como ideia central a mediação do uso da literatura em sala de aula com a função de humanizar os leitores e o uso da linguagem como fator fundamental de empoderamento do indivíduo. Usarei para análise o conto Paco Yunque, do escritor peruano César Vallejo. Esse trabalho se fundamentará nos trabalhos de Freire, Candido, Achugar, Mignolo, Santiago e Bonnici, dentre outros. Através da leitura do conto o aluno observará que o enredo é como uma representação da sua realidade, levando-o à outra condição intelectual. Essa reflexão fará com que os alunos se manifestem, revelando sua situação de empoderamento.||Este artículo tiene como idea central la mediación del uso de la literatura en las clases con la función de humanizar los lectores y el uso del lenguage como fator fundamental de empoderamento del individuo, utilizaré para el análisis el cuento Paco yunque, del escritor peruano César Vallejo. Ese trabajo se fundamentará en los trabajos de Freire, Candido, Achugar, Mignolo, Santiago e Bonnici entre otros. Por médio de la lectura del cuento el alumno observará que el enredo es como una representación de su realidad llevándole a outra condición intelectual. Esa reflexión proporcionará la manifestación de los alumnos, revelando su situación de empoderamento.
ISSN
2316-6169
Autor
Dornelles, Kelly Mara Soares
Data
18 de dezembro de 2015
Formato
Idioma
Relação
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/arredia/article/view/4063/2423 | /*ref*/BARZOTTO, Leoné Astride. Interfaces culturais: The Ventriloquist’s tale & Macunaíma. Dourados: UFGD, 2011. 303p. | /*ref*/BONNICI, Tomas. Introdução ao estudo das literaturas pós-coloniais. Bauru: Mimesis, v. 19, n. 1, 1998. pp. 07-23 | /*ref*/CANDIDO, Antônio. A literatura e a formação do homem. In: Ciência e cultura. São Paulo. USP, 1972. | /*ref*/CANDIDO, A. Literatura e Sociedade. 9 ed. (revista pelo autor). Rio de Janeiro. Ouro sobre azul, 2006. | /*ref*/CEVASCO, Maria Elisa. Dez lições sobre estudos culturais. São Paulo: Boitempo, 2003. | /*ref*/COSTA, M. M. da. Metodologia do ensino da literatura infantil. A formação do leitor e o ensino de literatura. Curitiba: IBPEX, 2007. | /*ref*/FERNANDES, C. R. D. Letramento literário no contexto escolar. In: Adair Vieira Gonçalves; Alexandra Santos Pinheiro. (Org.). Nas trilhas do letramento: entre teoria, prática e formação docente. 1.ed. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2011, v. 01, p. 321-348. | /*ref*/FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 17ª edição. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1987. | /*ref*/FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler. Em três artigos que se completam. (Coleção polemica do nosso tempo; 4). 23. ed São Paulo: autores associados: Cortez, 1989. | /*ref*/GALEANO, Eduardo. O livro dos abraços /tradução de Eric Nepomuceno. 9 ª edição . Porto Alegre: L&PM, 2002. 270p | /*ref*/HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Tradução: Tomaz Tadeu da Silva e Guacira Lopes Louro.11ª edição. Rio de Janeiro, DP&A Editora, 2006. | /*ref*/HOGGART, R. Everyday Language & Everyday Life. New Brunswock e Londres, Transaction Books, 2003. | /*ref*/LAJOLO, Marisa. Do mundo da leitura para a leitura do mundo. São Paulo: Ática,1997. | /*ref*/LEAVIS, F. R. The Common Pursuit, Chatto & Windus: London; Clarke, Irwin: Toronto, 1952. | /*ref*/MIGNOLO, Walter D. Histórias Locais / Projetos Globais: Colonialidade, saberes subalternos e pensamento liminar. Tradução de Solange Ribeiro de Oliveira. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2003. | /*ref*/PRYSTHON, Angela. Histórias da teoria: os estudos culturais e as teorias pós-coloniais na América Latina. Revista Interin, v. 9, n 1, 2012. | /*ref*/SANTIAGO, Silviano. Uma literatura nos trópicos. Ensaios sobre dependência cultural. 2 ª edição. Rio de Janeiro: Rocco, 2000. | /*ref*/THOMPSON, E.P. The Making of the English Working Class. Toronto: Penguin Books, 1991. | /*ref*/VALLEJO, Cesar. Paco Yunque. In: RAMAL, Alicia (Org.). Contos latinoamericanos eternos. Rio de Janeiro: Bom texto, 2005. pp.55-73. | /*ref*/VALLEJO, Cesar. Antologia Poética de César Vallejo - seleção, tradução prólogo e notas, José Bento, ed. Relógio D'Água, Lisboa, 1992. | /*ref*/VALOURA, Leila de Castro. Paulo Freire, o educador brasileiro autor do termo Empoderamento em seu sentido transformador. São Paulo: Instituto Paulo Freire, 2006. Disponível Acesso em: 8 de Janeiro de 2015. | /*ref*/WILLIAMS, Raymond. Cultura e sociedade: 1780-1950. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1969.
Fonte
ArReDia; v. 4, n. 7 (2015); 103 - 116 | 2316-6169
Assuntos
Literatura latina americana. Leitura. Empoderamento. | Literatura Latina Americana. Lectura. Empoderamento.
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion