-
Developing phonological awareness in English language through poems and nursery rhymes||Desenvolvendo a consciência fonológica em língua inglesa através de poems e nursery rhymes
- Voltar
Metadados
Descrição
Phonological awareness can be understood as the ability to recognize and manipulate the sounds that constitute speech (SCHERER, 2009). Looking through the prism of the formation of language, which is considered a human faculty inherent only to the rational man (GREENBERG, 1961), comes the desire of researching the structures sounds that make up speech, words and phrases that combine into harmonic rhythm in the language. Bringing up second language acquisition concepts, it is essential to correlate the theories that underlie language. In the phases of literacy, children are exposed to linguistic stimuli in their mother tongue, now Portuguese, however, these will also be subject to stimuli in a foreign language, in this case, the English language (ALVES, 2009). Therefore, this article is based on bibliographic research that addresses phonological awareness studies and the use of educational activities involving poems and songs (nursery rhymes) in English as metalinguistic resources contributing to the development of phonological awareness of children in the period of literacy.||A consciência fonológica pode ser entendida como a capacidade de reconhecer e manipular os sons que constituem a fala (SCHERER, 2009). Olhando pelo prisma da formação da linguagem, que é considerada uma faculdade humana inerente somente ao ser racional, o homem (GREENBERG, 1961), é que surgem os anseios de se pesquisarem as estruturas dos sons que compõem a fala, a palavra e frases que se combinam em ritmo harmônico na língua. Trazendo à baila os conceitos de aquisição de segunda língua, torna-se imprescindível correlacionar as teorias que fundamentam a língua materna, pois nas fases da alfabetização, as crianças são expostas aos estímulos linguísticos em sua língua materna, doravante língua portuguesa, entretanto, estas também estarão sujeitas aos estímulos em língua estrangeira, neste caso, a língua inglesa (ALVES, 2009). Sendo assim, este artigo baseia-se em pesquisas bibliográficas que abordam os estudos da consciência fonológica e o uso de atividades pedagógicas envolvendo poemas (poems) e canções (nursery rhymes) em língua inglesa como recursos metalinguísticos na contribuição do desenvolvimento da consciência fonológica de crianças brasileiras nos períodos da alfabetização.
ISSN
2316-6169
Autor
Galvao, Naiana Siqueira
Data
29 de dezembro de 2016
Formato
Idioma
Relação
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/arredia/article/view/4764/3029 | /*ref*/ALVES, U.K. Consciência dos Aspectos Fonéticos-Fonológicos da L2. In Consciência dos sons da língua. EDIPUCRS,2009. | /*ref*/BYBEE, J.L. Phonology and language use. Language variation and change, 14, Cambridge: Cambridge University Press, 2001, p. 261-290. | /*ref*/FREITAS, M.J. O Conhecimento da Língua: Desenvolver a consciência fonológica. Ministério da Educação. MEC/PNEP. 2007. | /*ref*/GREENBERG J. H. Language and evolutionary Theory. In: ______. Language, culture and communication. Stanford: Stanford University, 1961. | /*ref*/HAUPT, C. O fenômeno da monotongação dos ditongos [ai,ei,oi,ui] na fala dos florianopolitanos: uma abordagem a partir da fonologia de uso e da teoria dos exemplares. 2011. Tese (de Doutorado). Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis. | /*ref*/HOLCOMBE, C.H. Sound in Poetry. In textec.com. 2013 [interactive] [acessado dia 10-07-14] http://www.textec.com/traditional/sound. | /*ref*/LAMPRECHT, Regina Ritter. Consciência dos sons da língua: subsídios teóricos e práticos para alfabetizadores, fonoaudiólogos e professores de língua inglesa. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2009. | /*ref*/SELEVICIENE, Egle. Developing Language Student’s Phonology Awareness through Poetry, Mykolas Romeas University, Institute of Humanities, Vilnius, Lithuania.2013. | /*ref*/STYLER, W.F. Seeing Rhyme in Writing: a Foreign Concept. In notes from a Linguistic Mystic. 2007. | /*ref*/YOPP, H;YOPP,R. Phonological Awareness is Child’s play. Beyond the Journal • Young Children on the Web • January 2009.
Direitos autorais
Direitos autorais 2016 ArReDia
Fonte
ArReDia; v. 5, n. 9 (2016); 1-14 | 2316-6169
Assuntos
Phonological awareness. Poems. Nursery Rhymes. English Language. | Consciência fonológica. Poemas. Canções. Língua Inglesa.
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion