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The times change, the literature changes? Two moments of the genre children’s literature||Mudam-se os tempos, mudam-se as literaturas? Dois momentos do gênero literatura infantil
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Metadados
Descrição
This article establishes a series of dialogues between the genre children's literature and two historical trajectories that define its inauguration: the period of its European origin (in the seventeenth and eighteenth centuries) and the boom period of the production in Brazil (in the 60’s and 70’s). Although distanced by the time and space in which they are restricted, the periods approximate for their inaugural content, allowing the construction of basic concepts about children's literature and its understanding as childly literary discourse grounded by the diversity of production and problems of its nomination as a textgenre.||Esta pesquisa estabelece uma série de diálogos entre o gênero literatura infantil com duas trajetórias de cunho histórico que delimitam sua oficialização: o período de sua origem europeia (nos séculos XVII e XVIII) e o período do boom da produção desse tipo de literatura no Brasil (nas décadas de 60 e 70). Embora distanciados pelo tempo e espaço em que se circunscrevem, as épocas se aproximam pelo teor inaugural por que respondem, o que viabiliza a construção de conceitos fundamentais sobre a literatura infantil e de seu entendimento como discurso literário infantil atravessado pela diversidade de produção e das problemáticas de sua nominação como gênero textual.
ISSN
2316-6169
Colaboradores
CAPES
Autor
Figueirêdo, Flávia
Data
20 de agosto de 2013
Formato
Idioma
Relação
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/arredia/article/view/1815/1479 | https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/arredia/article/downloadSuppFile/1815/200 | https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/arredia/article/downloadSuppFile/1815/226 | /*ref*/ACÍZELO DE SOUZA, Roberto. Teoria da Literatura. São Paulo: Ática, 1986. (Série Princípios) | /*ref*/ARAÚJO, Henry Roberto Corrêa de. Especificidades da Literatura Infantil. In: Ensaio sobre Literatura Infantil. Secretaria do Estado de Educação de Minas Gerais, Superintendência Educacional: Minas Gerais, 1980, p. 30-49. | /*ref*/ARIÈS, Phillippe. História Social da Criança e da Família. 2. ed. Trad. Dora Flaksman. Rio de Janeiro: Guanabara, 1981. | /*ref*/BOSI, Alfredo. Reflexões sobre a arte. 3. ed. são Paulo: Ática, 1995. | /*ref*/CAVÉQUIA, Márcia Aparecida Paganini. Breve Panorama da Literatura Infantil e Juvenil no Brasil. São Paulo: Abrale, 2010. | /*ref*/COELHO, Nelly Novaes. Dicionário Crítico da Literatura Infantil e Juvenil Brasileira. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 1995. | /*ref*/COELHO, Nelly Novaes. Literatura Infantil: teoria, análise e didática. São Paulo: Moderna, 2000. | /*ref*/COELHO, Nelly Novaes. O Conto de Fadas: símbolos mitos arquétipos. São Paulo: DCL, 2003. | /*ref*/COMPAGNON, Antoine. Tradição Moderna, Traição Moderna. In: Os cinco paradoxos da modernidade. Trad. Cleonice P. Mourão, Consuelo F. Santiago e Eunice D. Galéry. Belo Horizonte: UFMG, 1999, p. 10-11. | /*ref*/DINIS, Nilson Fernandes. Perto do coração criança; uma leitura da infância nos textos de Clarice Lispector. 2001. 142f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Estadual de Campinas, 2001. | /*ref*/GHIRALDELLI Jr, Paulo (Org.). Infância, escola e modernidade. São Paulo: Cortez; Curitiba: Editora da Universidade Federal do Paraná, 1997. | /*ref*/GIACON, Eliane Maria de Oliveira. Natureza e Função da Literatura. Web revista página de debates: questões de Linguística e Linguagem. UEMS – Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, n. 6, p. 1-8, jul. 2009. Disponível em: . Acesso em: 20 jan. 2011. | /*ref*/HUNT, Peter. Crítica, teoria e literatura Infantil. Trad. Cid Knipel. São Paulo: Cosac Naify, 2010. | /*ref*/LAJOLO, Marisa; ZILBERMAN, Regina. Literatura Infantil Brasileira: História & Histórias. 6. ed. São Paulo: Ática, 1999. | /*ref*/MACHADO Filho, Aires da Mata. Função da literatura infantil. In: Ensaio sobre Literatura Infantil. Belo Horizonte: Secretaria do Estado de Educação de Minas Gerais, Superintendência Educacional: Minas Gerais, 1980, p. 9-27. | /*ref*/MAGALHÃES, Cademartori Lígia; ZILBERMAN, Regina. Literatura Infantil: Autoritarismo e Emancipação. 2. ed. São Paulo: Ática, 1984. | /*ref*/PAZ, Octavio. Signos em rotação. Trad. Sebastião Uchoa Leite. São Paulo: Perspectiva, 1976. | /*ref*/PERES, Ana Maria Clark. O infantil na Literatura: uma questão de estilo. Belo Horizonte: Miguilim, 1999. | /*ref*/ROSA, Carlos Mendes. O boom na venda de livros infanto-juvenis. Nova Escola, São Paulo, v. 51, p. 10-16, 1991. | /*ref*/ROSENBERG, Fúlvia. Literatura infantil e Ideologia. São Paulo: Global, 1984. | /*ref*/SILVA, Maria Ivonete Santos. A poética de convergência de Octavio Paz. Letras & Letras, Uberlândia, v. 22, n. 1, p. 205-223, jan-jun 2006.
Fonte
ArReDia; v. 2, n. 2 (2013); 43-61 | 2316-6169
Assuntos
Brazilian Literature. Children’s Literature. History. | Literatura brasileira. Literatura Infantil. História.
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion