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Escola de samba: uma escola do povo negro, o negro enredo do samba||Samba School: a school of black people, the black plot of samba
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Metadados
Descrição
As escolas de samba são uma das manifestações culturais mais conhecidas do Brasil, dentro do país e no exterior. Com elas, o povo negro se organizou e foi em busca da aceitação social e da legitimação junto às autoridades políticas e policiais para garantir a expressão de seu canto, sua dança, sua arte. Diferindo-se da desordem dos blocos e cordões, o termo “escola de samba”, inspirado nas escolas regulares, trazia a ideia de organização e disciplina.Este artigo tem por objetivos: relacionar a trajetória das escolas de samba à luta das comunidades da periferia urbana (negras, majoritariamente) por espaços de manifestação cultural e convivência social em um contexto de exclusão de direitos básicos - entre eles, à escola e à liberdade de expressão; analisar como o negro é representado no desfile de escolas de samba - manifestação artística negra, por excelência. Particularmente, como o negro aparece nas primeiras décadas de existência de afirmação das escolas de samba e de sua canção, o samba-enredo.||The samba schools are one of the most popular cultural manifestations in Brazil, in country and abroad. With them, the black people organized themselves and went in search of social acceptance and legitimacy with political authorities to ensure the expression of their singing, their dancing, their art. This article aims: to relate the history of samba schools in the communities' struggle of the urban periphery (black, mostly) for spaces of cultural expression and social interaction in a context of exclusion of basic rights; analyze how the black is represented in the parade of samba schools and particularly in its song, the samba plot. The theoretical basis begins with the formative perspective of Antonio Candido and his concept of "artistic nationalism" in order to, then, conjecture about the position of black in the construction of nationality as from studies in the Sociology and History of Education. The samba and the carnival exercise an essential role: through them, the black element would consolidate in the ideal of "Brazilianness". The methodology defined the corpus to Rio de Janeiro, where the samba schools have emerged and where the rhythm spread. The time frame considered the first four decades of existence of the samba schools, data analysis (song lyrics) collected in internet portals, record collections and publications on gender was held. As a partial result, which is in the 1960s that "black plots" are consolidated, going to be a theme addressed naturally at the carnival.
ISSN
2316-6169
Autor
Raymundo, Jackson
Data
28 de abril de 2014
Formato
Idioma
Relação
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/arredia/article/view/2749/1727 | /*ref*/CABRAL, Sérgio. As escolas de samba do Rio de Janeiro. São Paulo: Lazuli Editora/ Companhia Editora Nacional, 2011. | /*ref*/CÂNDIDO, Antônio. Formação da literatura brasileira: momentos decisivos, 1750-1880. 11.ª edição. Rio de Janeiro: Ouro sobre Azul, 2007. | /*ref*/CURY, Carlos Roberto Jamil. Direito à educação: direito à igualdade, direito à diferença. Cadernos de Pesquisa [online]. 2002, n.116, p. 245-262. | /*ref*/ENCICLOPÉDIA ITAÚ CULTURAL DE TEATRO. Teatro Experimental do Negro - TEN. Disponível em: .http://migre.me/fJtfw. Acesso em: 1º de ago. 2013. | /*ref*/FERRARO, Alceu Ravanello. Gênero, raça e escolarização na Bahia e no Rio de Janeiro. Cadernos de pesquisa, São Paulo, vol. 39, n. 138, p. 813-835, set./dez. 2009. | /*ref*/FERRARO, Alceu Ravanello; KREIDLOW, Daniel. Analfabetismo no Brasil: configuração e gênese das desigualdades regionais. Educação & Realidade, Porto Alegre, vol. 29(2), p. 179-200, jul./dez. 2004. | /*ref*/GALVÃO, Walnice Nogueira. Ao som do samba: uma leitura do carnaval carioca. São Paulo: Editora Fundação Perseu Abramo, 2009. | /*ref*/GUIMARÃES, Antonio S. A. Democracia racial: o ideal, o pacto e o mito. Revista Novos Estudos/CEBRAP, São Paulo, nº 61, p. 147-162, nov. 2001. | /*ref*/MUSSA, Alberto; SIMAS, Luiz Antonio. Samba de enredo: história e arte. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2010. | /*ref*/PAMPLONA, Fernando. O Encarnado e o Branco. Rio de Janeiro: Nova Terra Editora, 2013. | /*ref*/PEREIRA, Amauri Mendes. Um raio em céu azul: reflexões sobre a política de cotas e a identidade nacional brasileira. Estudos afro-asiáticos [online]. 2003, vol.25, n.3, p. 463-482. | /*ref*/PILLA VARES, Luiz. Samba: a arte total. In: FISCHER, L. A.; SEDREZ, M. (org.). Conversas entre confetes. Porto Alegre: Secretaria Municipal da Cultura, 2000. p. 87-97. | /*ref*/PIMENTEL, João. Marcadas para viver: A luta de cinco escolas. Organizador: Aydano André Motta. Rio de Janeiro: Verso Brasil Editora, 2012. | /*ref*/RAYMUNDO, Jackson. Samba-enredo, a canção de uma arte moderna. Porto Alegre: Bestiário, 2012. | /*ref*/SIQUEIRA, Magno Bissoli. Samba e identidade nacional: das origens à Era Vargas. 1ª ed. São Paulo: Editora Unesp, 2012. | /*ref*/TINHORÃO, José Ramos. História social da música popular brasileira. São Paulo: Editora 34, 1998.
Fonte
ArReDia; v. 2, n. 3 (2013); 60-73 | 2316-6169
Assuntos
Canção popular. Samba-enredo. Escola de samba. | Popular song. Samba. Samba School.
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion