Descrição
As produções que escolhemos analisar encabeçam, de forma emblemática, uma polêmica lista dos dez melhores filmes da década de 2000, elaborada por dezesseis críticos especializados e publicada pela revista Cahiers du Cinéma em sua edição de janeiro de 2010. São elas: A Cidade dos Sonhos (Mulholland Drive, David Lynch, 2001); Elefante (Elephant, Gus Van Sant, 2003) e Tropical Malady (Sud Palad, Apichatpong Weerasethakul, 2004). Notamos que estas obras, ao apresentarem uma narrativa fragmentada, fazendo emergir figuras como a do deslocamento e da descontinuidade em sua estrutura, possibilitam a manifestação de determinados sintomas que muito têm a dizer sobre a condição na qual se encontra o sujeito contemporâneo. A hipótese que levantamos é a de que estas narrativas, ao se firmarem no vaivém entre o limite e o ilimitado, entre a realidade e o sonho, entre o real e o imaginário, entre o mythos e o logos, convocariam o espectador de cinema a vivenciar uma espécie de estranhamento, fazendo-o oscilar, à deriva, entre o desejo de ser enganado e o de tudo saber.