-
Poetic interventions of a teaching: to transcreate, to displace, to disseminate||Intervenciones poéticas de la docencia: transcreación, desplazamiento, diseminación||Intervenções poéticas de uma docência: traduzir, deslocar, disseminar
- Voltar
Metadados
Descrição
This article presents an experimental poetic intervention as part of a doctoral research in Education, adding two pieces temporarily installed in a cultural space of a public university and inaugurated on March 8, 2020. The work was made from an invitation to resignify the international women's day, and it deviates, expanding into a proposal of poetic dissemination that allows affective mutations on the subject. The plays act as productions wishing for a potential sensory and literary teacher, who draws a proposal for interaction with the public. Intervening, transcreating, displacing and disseminating are conceptual strategies to think of a potential teaching, with perspectives that contemplate the philosophies of difference and a critical speculation in the arts.||Este artículo presenta una intervención poética experimental en el marco de una investigación doctoral en Educación, añadiendo dos piezas instaladas temporalmente en un espacio cultural de una universidad pública e inauguradas el 8 de marzo de 2020. El trabajo se hizo a partir de una invitación a resignificar el día internacional de la mujer, y se desvía, expandiéndose en una propuesta de difusión poética que permite mutaciones afectivas sobre el tema. Las obras actúan como producciones que desean un potencial docente sensorial y literario, que dibuja una propuesta de interacción con el público. Intervenir, transcriar, desplazar y diseminar son estrategias conceptuales para pensar una docencia potencial, con perspectivas que contemplan a las filosofías de la diferencia y una especulación crítica en las artes.||Este artigo apresenta uma intervenção poética experimental como parte de uma pesquisa de doutorado em Educação, somando duas peças instaladas temporariamente num espaço cultural de uma universidade pública e inauguradas no dia 8 de março de 2020. O trabalho foi feito a partir de um convite para ressignificar o Dia Internacional da Mulher, e se desvia ampliando-se numa proposta de disseminação poética que permite mutações afectivas quanto ao tema. As peças atuam como produções desejantes de um potencial docente sensorial e literário, que desenha uma proposta de interação com o público. Intervir, transcriar, deslocar e disseminar são estratégias conceituais para se pensar uma docência potencial, com perspectivas que contemplam as filosofias da diferença e uma especulação crítica nas artes.
ISSN
2238-2046
Autor
da Rosa Deorristt, Aline | Daniel Lamela Adó, Máximo
Data
29 de janeiro de 2021
Formato
Identificador
https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/20644 | 10.35699/2237-5864.2021.20644
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2021 Aline da Rosa Deorristt, Máximo Daniel Lamela Adó | https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
Fonte
PÓS: Journal of the Arts Postgraduation Program at EBA/UFMG; Vol. 11 No. 21: jan.2021 - apr.2021; 90 - 109 | PÓS: Periódico del Programa de Posgrado en Artes de EBA/UFMG; Vol. 11 Núm. 21: jan.2021 - abr.2021; 90 - 109 | PÓS: Revista do Programa de Pós-graduação em Artes da EBA/UFMG; v. 11 n. 21: jan.2021 - abr.2021; 90 - 109 | 2238-2046 | 1982-9507
Assuntos
Docência artística | Transcriação | Intervenção | Disseminação | Docencia artística | Transcreación | Intervención | Diseminación | Artistic teaching | Transcreation | Intervention | Dissemination
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion