-
Sócrates contra a educação sofística no Protágoras
- Voltar
Metadados
Descrição
No Protágoras de Platão, Sócrates discute o problema fundamental da educação: a virtude pode ser ensinada? A questão pode ser reformulada como segue: virtude pode ser ensinada nos termos da pedagogia sofística, isto é, uma aprendizagem dos valores, normas e padrões pelos quais uma cidade é organizada, e o ensino de como manipular estes valores e normas para benefício próprio. Em contraste, argüindo a unidade das virtudes e a tese associada de que virtude é conhecimento, Sócrates sugere que a verdadeira educação implica a adesão consciente a padrões morais objetivos.||No Protágoras de Platão, Sócrates discute o problema fundamental da educação: a virtude pode ser ensinada? A questão pode ser reformulada como segue: virtude pode ser ensinada nos termos da pedagogia sofística, isto é, uma aprendizagem dos valores, normas e padrões pelos quais uma cidade é organizada, e o ensino de como manipular estes valores e normas para benefício próprio. Em contraste, argüindo a unidade das virtudes e a tese associada de que virtude é conhecimento, Sócrates sugere que a verdadeira educação implica a adesão consciente a padrões morais objetivos.||No Protágoras de Platão, Sócrates discute o problema fundamental da educação: a virtude pode ser ensinada? A questão pode ser reformulada como segue: virtude pode ser ensinada nos termos da pedagogia sofística, isto é, uma aprendizagem dos valores, normas e padrões pelos quais uma cidade é organizada, e o ensino de como manipular estes valores e normas para benefício próprio. Em contraste, argüindo a unidade das virtudes e a tese associada de que virtude é conhecimento, Sócrates sugere que a verdadeira educação implica a adesão consciente a padrões morais objetivos.||No Protágoras de Platão, Sócrates discute o problema fundamental da educação: a virtude pode ser ensinada? A questão pode ser reformulada como segue: virtude pode ser ensinada nos termos da pedagogia sofística, isto é, uma aprendizagem dos valores, normas e padrões pelos quais uma cidade é organizada, e o ensino de como manipular estes valores e normas para benefício próprio. Em contraste, argüindo a unidade das virtudes e a tese associada de que virtude é conhecimento, Sócrates sugere que a verdadeira educação implica a adesão consciente a padrões morais objetivos.
ISSN
2179-4960
Autor
Silva, José Lourenço Pereira da
Data
14 de abril de 2010
Formato
Idioma
Fonte
Revista Archai; No. 3 (2009): Revista Archai nº3 (julho, 2009); 87-96 | Archai Journal; n. 3 (2009): Revista Archai nº3 (julho, 2009); 87-96 | 1984-249X | 2179-4960
Assuntos
Sócrates | Protágoras | Educação | Virtude
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | Articles | Artigos