-
O novo projeto gráfico nas obras de Clarice Lispector:: os textos ficcionais e as artes plásticas
- Voltar
Metadados
Descrição
This article discusses the new graphic project for the covers of Clarice Lispector's books. Started in 2019, the project signed by the designer Victor Burton opens the celebrations of the author's centenary of birth and brings to the audience another profile of Lispector: Clarice painter. As corpus of analysis, this study contemplates the first three novels of the fiction writer, Near to the wild heart, The chandelier and The besieged city, in the reason of these works had been chosen to start the referred project, having as illustrative support small parts of the paintings Sem título, Escuridão e luz: centro da vida and Gruta. Based on Gerárd Genette's considerations about the cover as a peritext and recognizing the research by Carlos Mendes de Sousa, Lucia Helena Vianna and Ricardo Iannace regarding the Plastic Arts of Lispector, this study shows that not only the covers of Clarice's books were changed, but also her canvases. This paper also concludes that the author's pictures do not complement her literary writing, but can expand their meanings when viewed together.||Este artigo discute o novo projeto gráfico das capas dos livros de Clarice Lispector. O projeto, iniciado em 2019, assinado pelo designer Victor Burton, abre as comemorações do centenário de nascimento da autora e traz ao púbico outro perfil de Lispector: a Clarice pintora. Para corpus de análises, este estudo contempla os três primeiros romances da ficcionista, Perto do coração selvagem, O lustre e A cidade sitiada, isto porque foram as obras escolhidas para iniciarem o referido projeto, tendo como suporte ilustrativo partes reduzidas dos quadros Sem título, Escuridão e luz: centro da vida e Gruta. A partir das considerações de Gerárd Genette acerca da capa como peritexto e reconhecendo as pesquisas de Carlos Mendes de Sousa, Lucia Helena Vianna e Ricardo Iannace referentes à s Artes Plásticas de Lispector, esta pesquisa evidencia que não apenas as capas dos livros de Clarice foram mudadas, mas as suas telas também sofreram acentuadas alterações. Conclui-se, ainda, que os quadros da autora não complementam sua escrita literária, mas, ladeados a ela, podem ampliar sua significação.
ISSN
1982-9701
Periódico
Data
23 de novembro de 2020
Formato
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2020 Revista Cerrados | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
Fonte
Revista Cerrados; v. 29 n. 54 (2020): Dossiê: Clarice Lispector: 100 anos entre outras artes; 259-271 | 1982-9701 | 0104-3927
Assuntos
Clarice Lispector | Projeto gráfico | Capas | Pinturas | Romances | Clarice Lispector | Graphic project | Covers | Paintings | Novels
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion