Descrição
This article discusses the role of projective methodologies inserted amplifying activities as processes of creative potentials. We emphasize the importance of this theme within the exercise of professional designer and architect, and creativity as a prerequisite. Furthermore, education should provide an ability to conceive ideas grounded in real foundations and on arguments that satisfy a logic: the form must be justified as a result of a lawsuit. For example, the article elaborates on the bionics, extracting features of a biological model chosen goal advantage in the design intent.||Esse artigo discute o papel das metodologias projetuais inseridas enquanto processos de atividades ampliadoras dos potenciais criativos. Enfatiza-se a importância dessa temática dentro dos exercícios profissionais do designer e do arquiteto, tendo a criatividade como condição indispensável. Além disso, o ensino deve propiciar uma habilidade em conceber idéias alicerçadas em fundamentações reais e em argumentos que satisfaçam uma lógica: a forma deve ser justificada enquanto resultado de um processo. A título de exemplo, o artigo faz uma abordagem acerca da biônica, extraindo particularidades de um modelo biológico escolhido com proveito objetivo nas intenções de projeto.