-
O CORPO DO DEMÔNIO
- Voltar
Metadados
Descrição
The human body, as a space of meanings and knowledge, falls definitely on the agenda. As subject and object, in various fields of human knowledge, art, science, philosophy and as a historical symbol of remarkable presence, the question of the body and its representations are fundamental in western thought of the century to come. One could even say that it is a contemporary obsession, was not for the long history that lies behind the body representations. Space for individual expression with collective meanings, "place of biology, psychological expressions, fears and cultural ghosts, the body is a polysemous word, a multifaceted reality and, above all, a historical object." The representation of the human body has always played a central role in Western art. In line with this tradition and since its beginning Christianity has used a system of representations oriented around the human body to emphasize the problematic relationship between the physical body and the soul. The ambiguity of a Christian body fought over by the opposing forces of good and evil, wrenched between Heaven and Hell, gave origin to a vast number of representations and metaphors relating to the human body throughout the history of the written and visual arts. The focus of this chapter is the representation of demonic bodies. More specifically the Devil's body, the great opponent of God. In it, Luther Link provided me significant subsidies on the history of the Devil representations in art. According to him, the figure of the Devil, in terms of its intrinsic significance, was drafted as an epiphenomenon in its several representations, tangling in varied roles, often within the same historical context. The snake, for example, that in the fourteenth century, both can symbolize subtle seductive Eve in Eden, as the terrible punisher of thieves in Canto XXIV of Dante's Inferno. In this sense, the Devil was always a representation marked by ambiguity, devoid of depth, of a servile existence, and which fit, commanded by God and sitting on his throne on fire, to keep the main function of executioner in Hell.||O corpo humano, como espaço de significações e saberes, inscreve-se, definitivamente, na ordem do dia. Como sujeito e como objeto, nos diversos campos do conhecimento humano, na arte, na ciência, na filosofia e como símbolo histórico de notável presença, a questão do corpo e as suas representações são fundamentais no pensamento ocidental desse século que se inicia. Poderia-se dizer até que se trata de uma obsessão contemporânea, não fosse a longa história que existe por detrás das representações corporais. Espaço da expressão individual com significados coletivos, “lugar da biologia, das expressões psicológicas, dos receios e fantasmas culturais, o corpo é uma palavra polissêmica, uma realidade multifacetada e, sobretudo, um objeto histórico”.1 A representação do corpo humano têm sido um tema central na arte ocidental. Em consonância com esta tradição e desde os seus primórdios, o cristianismo utilizou um sistema de representações com base no corpo humano que enfatizou a relação problemática entre o corpo e a alma. A ambigüidade do corpo cristão dividido entre as forças do bem e do mal, premido entre o Paraíso e Inferno, deu origem a uma vasta produção de representações e metáforas relacionadas ao corpo humano na história das artes visuais e literárias. O foco de interesse deste capítulo é a representação dos corpos demoníacos. Mais especificamente, do corpo do Demônio, o grande opositor de Deus. Nele, Luther Link2 me forneceu significativos subsídios sobre a história da representação do Demônio na arte. Segundo ele, a figura do Demônio, em termos de sua significação intrínseca, se elaborou como um epifenômeno nas suas representações, enredando em variados papéis, muitas vezes dentro de um mesmo contexto histórico. A serpente, por exemplo, que no século XIV, tanto pode simbolizar a sutil sedutora Eva no Éden, quanto a terrível punidora dos ladrões no Canto XXIV do Inferno de Dante. Neste sentido, o Demônio foi sempre uma representação marcada pela ambigüidade, destituída de profundidade, deexistência servil, e ao qual coube, sentado no seu trono em brasas, cumprir a função principal de punidor de Deus no Inferno3 .
ISSN
2238-362X
Periódico
Autor
Rizo, Sergio
Data
23 de dezembro de 2014
Formato
Identificador
https://periodicos.unb.br/index.php/esteticaesemiotica/article/view/11925 | 10.18830/issn2238-362X.v4.n2.2014.02
Idioma
Editor
Fonte
Revista Estética e Semiótica; v. 4 n. 2 (2014) | 2238-362X
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion