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Instruções metodológicas estatais e direções ao professor nos livros didáticos voltados ao ensino secundário (1930-1960)
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Metadados
Descrição
O artigo objetiva analisar a presença de orientações aos professores em livros didáticos direcionados ao ensino secundário, editados no Brasil entre 1930 e 1960. O livro escolar é concebido com vistas ao aluno, porém, sua escolha e uso em sala de aula dependem da ação do professor, que muitas vezes o utiliza no preparo de aulas. A partir da década de 1930, o Estado assume a tarefa de prover o ensino secundário de programas curriculares e de instruções metodológicas voltadas ao docente. Sob a perspectiva da História Cultural, analisa livros de diferentes disciplinas, identificando o conteúdo das instruções, de que maneira dialogam com as direções metodológicas estatais e com o modelo pedagógico em voga. Conclui que os textos direcionados ao professor não são frequentes nos compêndios, têm caráter pouco prescritivo e que as instruções oficiais raramente aparecem nos livros escolares.||O artigo objetiva analisar a presença de orientações aos professores em livros didáticos direcionados ao ensino secundário, editados no Brasil entre 1930 e 1960. O livro escolar é concebido com vistas ao aluno, porém, sua escolha e uso em sala de aula dependem da ação do professor, que muitas vezes o utiliza no preparo de aulas. A partir da década de 1930, o Estado assume a tarefa de prover o ensino secundário de programas curriculares e de instruções metodológicas voltadas ao docente. Sob a perspectiva da História Cultural, analisa livros de diferentes disciplinas, identificando o conteúdo das instruções, de que maneira dialogam com as direções metodológicas estatais e com o modelo pedagógico em voga. Conclui que os textos direcionados ao professor não são frequentes nos compêndios, têm caráter pouco prescritivo e que as instruções oficiais raramente aparecem nos livros escolares.
ISSN
2318-1729
Periódico
Autor
Ribeiro, Fabio
Data
16 de janeiro de 2018
Formato
Identificador
https://periodicos.unb.br/index.php/hh/article/view/10997 | 10.26512/hh.v5i10.10997
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2018 História, histórias
Fonte
história, histórias; Vol. 5 Núm. 10 (2017): Artigos livres (jul-dez); 40-60 | História, histórias; v. 5 n. 10 (2017): Artigos livres (jul-dez); 40-60 | 2318-1729 | 10.26512/hh.v5i10
Assuntos
Livro didático | Orientações ao professor | Instruções Metodológicas
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion