-
Estratégias didáticas e aprendizagem histórica:: fundamentações da educação patrimonial nas aulas de História
- Voltar
Metadados
Descrição
Este artigo visa apresentar a análise realizada a partir da experiência didática desenvolvida na aula de história, no Ensino Fundamental, cujo embasamento meta teórico foi da educação patrimonial e educação histórica como elementos de fundamentação da formação inicial de professores/as. Metodologicamente, a análise baseia-se em duas partes: a) fundamentação da abordagem teórica da Educação Histórica e da Educação Patrimonial; b) desenvolvimento da sequência de ensino com a turma de 8º ano da Escola Estadual Padre João Tomes, em Mato Grosso do Sul. A escola abriga o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) do Curso de Licenciatura em História da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, campus de Três Lagoas. Sendo assim, as estratégias didáticas foram desenvolvidas como sequência de ensino (Zabala, 1998) e efetivadas durante o ano de 2015. Desta forma, apresentaremos a fundamentação teórica que embasou a sequência, bem como traremos o percurso metodológico de toda a sequência de ensino.||Este artigo visa apresentar a análise realizada a partir da experiência didática desenvolvida na aula de história, no Ensino Fundamental, cujo embasamento meta teórico foi da educação patrimonial e educação histórica como elementos de fundamentação da formação inicial de professores/as. Metodologicamente, a análise baseia-se em duas partes: a) fundamentação da abordagem teórica da Educação Histórica e da Educação Patrimonial; b) desenvolvimento da sequência de ensino com a turma de 8º ano da Escola Estadual Padre João Tomes, em Mato Grosso do Sul. A escola abriga o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) do Curso de Licenciatura em História da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, campus de Três Lagoas. Sendo assim, as estratégias didáticas foram desenvolvidas como sequência de ensino (Zabala, 1998) e efetivadas durante o ano de 2015. Desta forma, apresentaremos a fundamentação teórica que embasou a sequência, bem como traremos o percurso metodológico de toda a sequência de ensino.
ISSN
2318-1729
Periódico
Autor
Zarbato, Jaqueline Aparecida Martins
Data
16 de janeiro de 2018
Formato
Identificador
https://periodicos.unb.br/index.php/hh/article/view/10998 | 10.26512/hh.v5i10.10998
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2018 História, histórias
Fonte
história, histórias; Vol. 5 Núm. 10 (2017): Artigos livres (jul-dez); 61-75 | História, histórias; v. 5 n. 10 (2017): Artigos livres (jul-dez); 61-75 | 2318-1729 | 10.26512/hh.v5i10
Assuntos
Ensino de história | Educação patrimonial | Educação histórica
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion