-
Simulação do tempo histórico em jogos eletrônicos: a estrutura procedimental da História universal em Sid Meier’s Civilization
- Voltar
Metadados
Descrição
The present work aims to present a reading of some central elements on the Sid Meier’s Civilization (1991-2018) digital game series, highlighting their implications for fictive historical time representations the series configure. Considering the procedural rhetoric that characterizes digital games narrative, we offer a general critic on the assumptions implied by the mechanical structure of fictive time and the competitive dynamics of Sid Meier’s Civilization and to which historical time constitutive ways they point ”“ conjugating Adam Chapman’s analytical categories with Jörn Rüsen’s conceptual categories about the historical consciousness cognitive operations. We mark, at the end, some investigations possibilities about contemporary historical culture through the relation between history games and their player’s own productions.||O presente trabalho tem por objetivo apresentar uma leitura de alguns elementos centrais na série de jogos digitais Sid Meier’s Civilization (1991-2018), ressaltando suas implicações para as representações ficcionais que configuram o tempo histórico. Considerando a retórica procedimental que caracteriza a narrativa dos jogos digitais, oferecemos uma crítica geral sobre as pressuposições que a estruturação mecânica do tempo ficcional e a dinâmica competitiva de Sid Meier’s Civilization apontam para a constituição de sentidos do tempo histórico ”“ conjugando as categorias de análise de Adam Chapman com as categorias conceituais de Jörn Rüsen acerca das operações cognitivas da consciência histórica. Destacamos, ao final, algumas possibilidades de investigação sobre a cultura histórica contemporânea a partir da relação entre os history games e a produção de seus/suas jogadores/as.
ISSN
2318-1729
Periódico
Autor
Silva, Alex Alvarez
Data
10 de abril de 2019
Formato
Identificador
https://periodicos.unb.br/index.php/hh/article/view/19297 | 10.26512/hh.v7i13.19297
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2019 História, histórias
Fonte
história, histórias; Vol. 7 Núm. 13 (2019): O lúdico e a História: caminhos de pesquisa e ensino (jan-jun); 6-23 | História, histórias; v. 7 n. 13 (2019): O lúdico e a História: caminhos de pesquisa e ensino (jan-jun); 6-23 | 2318-1729 | 10.26512/hh.v7i13
Assuntos
Sid Meier’s Civilization | Cultura Histórica | Consciência Histórica | Jogos Eletrônicos
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion