-
Narrativa sobre arte popular: estudo de caso sobre tesauro e exposições permanentes elaboradas pelo Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular
- Voltar
Metadados
Descrição
This paper investigates the narratives related to folk art established by the Brazilian Folklore and Popular Culture National Center (CNFCP ””Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular). Its objects of study are the Thesaurus of Folklore and Brazilian Popular Culture, the 1980, 1984 and 1994 permanent exhibits, and the works of Boaventura da Silva Filho, which were part of the three exhibits.The thesaurus and the permanent exhibits are here considered documentation and dissemination actions linked to public policies developed by the federal government in order to value and protect popular culture references. In order to analyze the specific contexts of the institutional organization of the folklorists’ period, until 1980, and that of the anthropologists and museologists, from 1982 on, the study investigated the guidelines, privileged categories and their (re)conceptualizations as conceptual supports that determined those actions. The investigation also encompassed the use of terms related to folk art as an instrument of sociocultural representations that marked the evolution of folk and popular culture studies. Based on this problematization, guided by the analysis of CNFCP’s conceptual and institutional policy changes, the study tried to establish an inter-relational approach to the thesaurus and the permanent exhibits within an ‘art-culture system’.||Este artigo visa apresentar um estudo das narrativas relacionadas à arte popular elaboradas pelo Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular (CNFCP), tendo como objetos de estudo o Tesauro de Folclore e Cultura Popular Brasileira, as exposições permanentes de 1980, 1984 e 1994 e as obras de Boaventura da Silva Filho, componentes dessas três exposições. O Tesauro e as exposições permanentes são aqui considerados como ações de documentação e de difusão vinculadas à s políticas públicas, desenvolvidas pelo governo federal, para valorização e salvaguarda das referências culturais populares. Investigar as diretrizes, as categorias privilegiadas e suas (re)conceituações como suportes conceituais que determinam tais ações, assim como o uso de termos relacionados à arte popular como instrumento de representações socioculturais que marcaram a trajetória dos estudos de folclore e de cultura popular, foi o caminho escolhido para analisar os contextos e specíficos da organização institucional do período dos folcloristas, até 1980, e dos antropólogos e museólogos, a partir de 1982. Com base nessa problematização, pautada na análise das mudanças conceituais e de políticas institucionais do CNFCP, buscou-se estabelecer uma abordagem inter-relacional entre tesauro e exposições permanentes dentro de um "sistema arte-cultura".
ISSN
2238-5436
Autor
Mendonça, Elizabete de Castro
Data
28 de abril de 2012
Formato
Identificador
https://periodicos.unb.br/index.php/museologia/article/view/12347 | 10.26512/museologia.v1i1.12347
Idioma
Fonte
Museologia & Interdisciplinaridade; v. 1 n. 1 (2012); 109-134 | 2238-5436 | 10.26512/museologia.v1i1
Assuntos
Tesauro. Exposição. Arte Popular. Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular. | Tesauro. Exhibition. Folk Art. Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular.
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion