-
Shipyard School of Maranhão -: “A Safeguard Strategy of Traditional Knowledge “||Astillero Escuela de Maranhão -: “Una estrategia de salvaguardia de los Conocimientos Tradicionales “||École des chantiers navals de Maranhão -: “Une stratégie de sauvegarde des savoirs traditionnels “||Estaleiro Escola do Maranhão ”“ Uma Estratégia de Salvaguarda dos Conhecimentos Tradicionais: ”“ “Uma Estratégia de Salvaguarda dos Conhecimentos Tradicionais”
- Voltar
Metadados
Descrição
The State of Maranhão has an extensive stretch of the northern Brazilian coast, which in turn is plagued by one of the largest tides on the planet, with amplitudes ranging up to 7 meters. This phenomenon determines a coast of geographic configuration extremely cut off and with great forests of mangroves where it becomes practically impossible to construct coastal roads. In the midst of this sinuous design, stretching from the Parnaíba River delta to the border with Pará, lies the mouth of several mighty rivers, forming archipelagos with hundreds of islands,boreholes, streams and inner bays. In this still isolated universe, thousands of families live that depend on artisanal vessels as a means of subsistence and for the artisanal fishing and transport of passengers and cargoes. In 1986, we conducted with Finep the research called "Maranhão vessels / Recovery of popular traditional techniques", which won the Rodrigo Melo Franco de Andrade Prize in 1996 in the Inventory of Collections and Research category. This research was published in a book under the MINC / UNESCO charter in 1998. However the main result was the creation of the Schoolyard functioning since December 2006, where the old masters of naval carpenters have their valuable knowledge and are treated with respect must to the teachers, masters and doctors of the university academy. Here they find the favorable environment for transmitting their knowledge to the new generations, thus preventing their disappearance.||El Estado de Maranhão posee una extensa franja de la costa septentrional brasileña que a su vez es asolada por una de las mayores mareas del planeta, con amplitudes que varían hasta 7 metros. Este fenómeno determina un litoral de configuración geográfica extremadamente recortada y con grandes bosques de manglares donde resulta prácticamente imposible construir carreteras costeras. En medio de este diseño sinuoso, que se extiende desde el delta del río Parnaíba a la frontera con el Pará, se encuentra la desembocadura de diversos ríos caudalosos, formando archipiélagos con cientos de islas, agujeros, igarapés y bahías interiores. En este universo todavía aislado, viven miles de familias que dependen de las embarcaciones artesanales como medio de subsistencia y para la pesca artesanal y transporte de pasajeros y cargas. En 1986 realizamos con la Finep la investigación denominada "Embarcaciones de Maranhão / Recuperación de las técnicas tradicionales populares" que conquistó el premio Rodrigo Melo Franco de Andrade en 1996 en la categoría de Inventario de acervos e investigaciones. Esta investigación fue publicada en un libro bajo el sello MINC / UNESCO en 1998. Sin embargo, el principal resultado fue la creación del Astillero Escuela funcionando desde diciembre de 2006, donde los viejos maestros carpinteros navales tienen su conocimiento valorado y son tratados con el respeto que se debe a los profesores, maestros y doctores de la academia universitaria. Aquí ellos encuentran el ambiente favorable para transmitir sus conocimientos a las nuevas generaciones, evitando así su desaparición.|| O Estado do Maranhão possui extensa faixa da costa setentrional brasileira que por sua vez é assolada por uma das maiores marés do planeta, com amplitudes que variam até 7 metros. Este fenômeno determina um litoral de configuração geográfica extremamente recortada e com grandes florestas de mangues onde se torna praticamente impossível construir estradas costeiras. Em meio a este desenho sinuoso, que se estende do delta do Rio Parnaíba à fronteira com o Pará, encontra-se a foz de diversos rios caudalosos, formando arquipélagos com centenas de ilhas, furos, igarapés e baías interiores. Neste universo ainda isolado, vivem milhares de famílias que dependem das embarcações artesanais como meio de subsistência e para a pesca artesanal e transporte de passageiros e cargas. Em 1986 realizamos com a Finep a pesquisa denominada “Embarcações do Maranhão/Recuperação das técnicas tradicionais populares” que conquistou o premio Rodrigo Melo Franco de Andrade em 1996 na categoria de Inventário de acervos e pesquisas. Esta pesquisa foi publicada em livro sob a chancela MINC / UNESCO em 1998. Entretanto o principal resultado foi a criação do Estaleiro Escola funcionando desde dezembro de 2006, onde os velhos mestres carpinteiros navais tem o seu conhecimento valorizado e são tratados com o respeito que se deve aos professores, mestres e doutores da academia universitária. Aqui eles encontram o ambiente favorável para transmissão de seus conhecimentos à s novas gerações, evitando assim o seu desaparecimento.
ISSN
2238-5436
Autor
Andrés, Luiz Phelipe de Carvalho Castro
Data
29 de outubro de 2018
Formato
Identificador
https://periodicos.unb.br/index.php/museologia/article/view/18399 | 10.26512/museologia.v7i14.18399
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2020 Museologia & Interdisciplinaridade | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
Fonte
Museologia & Interdisciplinaridade; v. 7 n. 14 (2018): Os Museus e o Mar; 231-244 | 2238-5436 | 10.26512/museologia.v7i14
Assuntos
Patrimonio Imaterial; embarcações; saberes; Maranhão; inventário. | Patrimonio Inmaterial; vasos; conocimiento; Maranhão; inventario. | Intangible Heritage; vessels; knowledge; Maranhão; inventory. | Patrimoine immatériel; les navires; la connaissance; Maranhão; inventaire.
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion